Prefeitura de Maricá realiza ação direcionada a pessoas em situação de rua e reordenamento urbano

Objetivo é auxiliar na reintegração digna dos cidadãos às suas famílias e à sociedade

sexta-feira, 9 maio 2025

Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou na noite de quinta-feira (08/05) uma ação de abordagem e assistência a pessoas em situação de rua no Centro da cidade. A operação, que faz parte de um novo ciclo de medidas de ordenamento urbano, encaminhou 15 pessoas para a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba, e visa garantir que elas retornem aos seus locais de origem.

Durante a ação, além da oferta de abrigo temporário, foram realizadas orientações para o acesso a serviços socioassistenciais, com o objetivo de reintegrar os cidadãos às suas famílias e à sociedade. A operação contou com a parceria das secretarias de Trabalho e Emprego, Segurança Cidadã, da autarquia do Serviço de Obras de Maricá (Somar), e da Polícia Militar.

“A questão de quem está em vulnerabilidade social não é responsabilidade só da secretaria de Assistência Social, mas uma questão que tem que ter transversalidade com as outras pastas. Daí a importância dessas nossas ações com as secretarias de Segurança, da Saúde do Trabalho e de Governo. E eu acho que estamos no caminho certo. E é nesse sentido que a gente tem que caminhar”, ressaltou o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Carlos Azevedo.

“A ideia é garantir direitos, acesso à saúde, ao trabalho e apoio para a reintegração social. A atuação conjunta entre secretarias tem facilitado os encaminhamentos e ampliado o alcance dos serviços públicos”, completou a subsecretária Simone Almeida.
Durante a ação, foi realizada uma ampla ação de limpeza, manutenção e ordenamento no espaço público, com o objetivo de oferecer mais conforto, bem-estar e segurança à população.

O secretário de Segurança Cidadã, Júlio Veras, também comentou sobre a relevância do trabalho coordenado. “Essa operação é uma ação de integração. As pessoas em situação de rua precisam de apoio para retornarem às suas comunidades de origem. O trabalho de reordenação é fundamental para garantir a segurança e a dignidade de todos”, afirmou.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir