A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (11/12) uma iniciativa unindo as campanhas do Dezembro Vermelho e Laranja, fortalecendo a conscientização, prevenção e cuidado em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e também ao câncer de pele. A ação aconteceu na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, e contou com a mobilização da população, com a realização de 228 testes rápidos, 25 avaliações dermatológicas e 10 encaminhamentos para exames após suspeita de câncer de pele.
Além do teste, durante o evento, foram distribuídos preservativos, oferecidas orientações sobre prevenção combinada e informações detalhadas sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição), estratégias fundamentais no enfrentamento ao HIV. Profissionais da rede municipal estiveram presentes para acolher os moradores, esclarecer dúvidas e reforçar a importância da prevenção contínua.
“Essa ação é essencial e representa o Dezembro Vermelho, de prevenção e conscientização às ISTs. A testagem é muito importante, porque, qualquer doença diagnosticada precocemente, terá o tratamento adequado. Seguimos empenhados para ampliar essas ações e o cuidado integral à população”, destacou o secretário de Saúde, dr. Marcelo Velho.
A iniciativa integra o conjunto de ações municipais voltadas à promoção da saúde sexual e reprodutiva, além do fortalecimento das políticas de prevenção às ISTs. As equipes também destacaram a importância da testagem regular como forma de cuidado individual e coletivo.
Danielle Magalhães, coordenadora do Programa de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais do município, frisou os serviços de prevenção disponibilizados no município.
“Além da testagem regular, orientamos nessa ação sobre o uso de preservativos e a variedade de tipos disponível no SUS. No Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Araçatiba, também temos gel lubrificante e a PrEP, um importante método de prevenção ao HIV. Por isso, una-se a essa corrente de cuidado e previna-se”, pontuou.
A dermatologista Alessandra Santos Portela, especialista na área, salientou que as atividades de prevenção e informação sobre o câncer de pele também fizeram a diferença.
“Na Praça do Turismo, fortalecemos a detecção precoce do câncer de pele, visando tratar essas lesões o quanto antes. Os moradores também receberam orientações preventivas, como o uso de protetor solar, roupas, bonés e chapéus, essenciais para proteger dos raios ultravioleta B, que causam a doença”, acrescentou.
Serviços de prevenção e tratamento em Maricá
No município, os testes rápidos para ISTs e preservativos estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) gratuitamente à população. Além disso, no SAE, é feita a dispensação de PrEP aos casos com indicação clínica, fortalecendo a proteção combinada, além de ser realizado o tratamento especializado de pessoas com ISTs e hepatites virais.
Em relação ao Dezembro Laranja, Maricá também possui um Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. O atendimento é voltado à população em geral e também a trabalhadores da gestão municipal que atuam expostos ao sol. O primeiro atendimento ocorre na
Unidade de Saúde da Família (USF) de referência e, se for identificada a necessidade, a pessoa será encaminhada para acompanhamento especializado, com agendamento pela Central de Regulação, priorizando os casos mais graves e urgentes.






