A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou uma reunião com os conselheiros e suplentes eleitos durante a IX Conferência Municipal Ordinária de Cultura nesta segunda-feira (22/12). O encontro, que aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), marcou o primeiro momento oficial de diálogo entre a nova composição do Conselho e a gestão municipal da Cultura.
O secretário Sady Bianchin ressaltou o processo democrático de escolha e destacou o papel estratégico do Conselho na formulação, acompanhamento e fortalecimento das políticas públicas culturais de Maricá. “A importância do diálogo com o Conselho é uma forma de auxiliar a gestão pública a caminhar com as políticas cada vez mais democráticas, plurais e que possam chegar de ponta a ponta, valorizando os artistas da cidade”, destacou.
Durante o encontro, foram apresentados os principais desafios e perspectivas para o setor cultural, além da importância da escuta qualificada, da participação social e da construção de parcerias entre poder público e sociedade civil. “É a primeira vez que todos os distritos de Maricá estão representados no Conselho, com a presença de representantes de várias faixas etárias”, destacou o presidente do Conselho Álvaro Coutinho, ressaltando a diversidade territorial e geracional como um avanço importante para o fortalecimento da democracia cultural no município.
A reunião deu início a uma agenda permanente de trabalho coletivo, com foco no planejamento de ações, no fortalecimento institucional do Conselho e no avanço das políticas culturais da cidade.
