
A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realizará na segunda-feira (19/05) uma série de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre higiene bucal, que ocorrerão em 23 unidades municipais de ensino, distribuídas pelos quatro distritos da cidade. O objetivo da iniciativa é promover a saúde bucal do público infantil, oferecendo orientações de escovação, aplicação de flúor, tratamento restaurador atraumático (TRA), kits odontológicos, assim como atividades lúdicas de conscientização sobre a temática.
A programação é aberta aos alunos de cada escola municipal contemplada. São elas: CEIM Pinguinhos de Luz, E.M. Prof. Oswaldo Lima Rodrigues, E.M. Vereador Aniceto Elias, Escola Municipalizada Barra de Zacarias, CEIM Sidineia da Silva Costa, E.M. do Espraiado, E.M. Luís Sparano, E.M. Rita Sampaio Cartaxo, E.M. Brasilina Coutinho, Casa da Criança de Itaipuaçu, E.M. Romilda Nunes, CEIM Estrelinhas do Amanhã, E.M. Antonio Rufino de Souza Filho, E.M. Professora Dirce Marinho Gomes, E.M. Reginaldo Domingues dos Santos, C.M. Professora Alcione Soares Rangel da Silva, E.M. Marquês de Maricá, E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro, E.M. Marcus Vinícius Caetano, Escola Municipalizada de Pindobas, E.M. Lúcio Thomé, E.M. Alcebíades Afonso Viana e E.M. Carlos Manoel Costa Lima.
Vale destacar que as atividades serão realizadas pelas equipes presentes nas Unidades de Saúde da Família (USF), atuando em escolas municipais presentes nas suas regiões de atendimento. O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou o impacto da programação de higiene bucal nas escolas para levar informação e bem-estar ao público infantil.
“Promover e fortalecer a saúde bucal é um dos objetivos da nossa gestão, levando conscientização e cuidados à população desde a infância. Com o Programa Saúde na Escola, aproximamos os serviços das unidades de ensino, com ações lúdicas e acolhimento qualificado para possibilitar ainda mais bem-estar às crianças”, ressaltou.
A subsecretária de Odontologia, Suany Marins, pontuou o diferencial da iniciativa para prevenir doenças.
“A mobilização pela saúde bucal nas escolas de Maricá é uma prioridade e estamos nos empenhando para promover cada vez mais iniciativas como essa. Unir ações técnicas com abordagens lúdicas, dentro dos parâmetros do SUS, é essencial para promover o bem-estar das nossas crianças. As equipes odontológicas nas escolas fortalecem a prevenção de doenças e aproximam os serviços da comunidade”, acrescentou.
Ações de saúde bucal nas escolas por unidade
19/05 (segunda-feira), a partir das 8h
USF São José 1 – CEIM Pinguinhos de Luz
USF Jardim Atlântico – Escola Municipal Prof. Oswaldo Lima Rodrigues
USF Inoã 2 – E.M. Vereador Aniceto Elias
USF Barra – Escola Municipalizada Barra de Zacarias
USF ACS Nathan – CEIM Sidineia da Silva Costa
USF Espraiado – Escola Municipal do Espraiado
USF Santa Paula – Escola Municipal Luís Sparano
USF Milton dos Santos – E.M. Rita Sampaio Cartaxo
USF Ubatiba – Escola Municipal Brasilina Coutinho – Silvado
USF Inoã 1 – Casa da Criança de Itaipuaçu
USF MCMV Inoã – E.M. Romilda Nunes
USF Enfermeira Elenir Umbelino de Mello – CEIM Estrelinhas do Amanhã
USF Central e USF Guaratiba – E.M. Antonio Rufino de Souza Filho
USF Ponta Grossa – E.M. Professora Dirce Marinho Gomes
USF Ponta Negra – E.M. Reginaldo Domingues dos Santos
USF Bambuí – C.M. Professora Alcione Soares Rangel da Silva
USF Santa Rita – E.M. Marquês de Maricá
USF São José 2 – Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro
USF Bairro da Amizade – E.M. Marcus Vinícius Caetano
USF Mumbuca – Escola Municipalizada de Pindobas
USF Marinelândia – E.M. Lúcio Thomé
USF Retiro – E.M. Alcebíades Afonso Viana
USF MCMV Itaipuaçu – E.M. Carlos Manoel Costa Lima