Tarifa Zero de Maricá ganha reforço de vans municipais e é destaque na imprensa; sistema inicia em 05/01

Transporte gratuito terá ônibus, bicicletas e vans; EPT prepara readequação de itinerários e ampliação de cobertura em áreas de difícil acesso

quarta-feira, 17 dezembro 2025

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), inicia em 05 de janeiro de 2026 a incorporação das vans municipais ao sistema de transportes Tarifa Zero, integrando-as aos ônibus Vermelhinhos e às bicicletas Vermelhinhas. O início da operação foi detalhado pelo presidente Celso Haddad durante entrevista à Rádio Ultra FM nesta terça-feira (16/12).

A incorporação do modal ao sistema torna o acesso universal, sem necessidade de cadastro e sem uso do Cartão Mumbuca Transporte, assim como já funciona com os ônibus vermelhinhos. “O direito de ir e vir tem que ser, literalmente, integral e para todos”, afirmou Haddad.

Ao falar sobre critérios territoriais, Celso Haddad mencionou o crescimento urbano de Maricá como fator para a revisão do transporte e citou Itaipuaçu como uma das regiões em expansão. Ele relembrou que a cidade cresce “de 5% a 10% anualmente” e que o sistema de mobilidade precisa acompanhar o desenvolvimento e as obras previstas. No caso das bicicletas, o presidente da EPT afirmou que novas estações são inauguradas com base em critérios técnicos e necessidades identificadas nos bairros e comunidades.

Como vai funcionar?
O embarque nas vans será livre, sem validação por cartão ou identificação, assim como já acontece nos ônibus. Não será permitido viajar em pé. Passageiros vão viajar apenas sentados, de acordo com o limite de passageiros.

Além da gratuidade, a EPT prevê uma reorganização do sistema de transporte, com readequação de itinerários e criação de novas linhas, além de estabelecer tabelas de horários e integração entre os modais. A ideia é permitir os usuários possam organizar com tranquilidade os deslocamentos diários para trabalho, lazer e serviços.

A proposta é ampliar a cobertura em áreas onde ônibus têm dificuldade de operar por características viárias e geográficas, como ruas estreitas, trajetos de difícil acesso ou trechos em bairros e comunidades com restrições de circulação para veículos maiores. “Vamos ganhar novas linhas em trajetos que o ônibus não consegue fazer. A qualidade do transporte em Maricá vai melhorar”, disse Celso Haddad.

Expansão do Tarifa Zero
O presidente da EPT, Celso Haddad, também anunciou que a empresa está adotando medidas administrativas para a expansão do Tarifa Zero. Segundo ele, já foi lançado um edital de licitação para ampliar a frota ao longo do tempo, de forma gradual, para sustentar a melhoria de serviço e a expansão das linhas, tanto de ônibus quanto de vans.

“Já lançamos um edital de licitação com a possibilidade de mais ônibus para o sistema de transporte. Esses coletivos serão destinados às linhas já existentes. Temos a possibilidade de criação de novas linhas para os ônibus também”, concluiu.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir