
A Prefeitura de Maricá, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (16/05) uma mobilização de fiscalização e orientações preventivas em dois supermercados da cidade, o que integra a intensificação das ações de monitoramento dos comércios presentes no município. Na atividade, as equipes estiveram em um estabelecimento no Centro, onde foram descartados 10 kg de alimentos que não cumpriam as normas técnicas. Além disso, houve fiscalização de um outro mercado, que fica em São José do Imbassaí.
No supermercado situado na região central da cidade, foram encontradas diversas irregularidades em questões sanitárias. Por essa razão, os responsáveis pelo estabelecimento receberam termos de intimação da Vigilância Sanitária, reforçando a necessidade de cumprimento de todas as exigências necessárias e destacando os pontos a serem adequados.
Já no outro comércio, localizado em São José do Imbassaí, não foram identificadas infrações sanitárias graves. Com isso, os fiscais percorreram todo o espaço para prestar orientações aos responsáveis, confirmar as condições adequadas de armazenamento dos alimentos e esclarecer dúvidas.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou que o trabalho da Vigilância Sanitária é fundamental na cidade e que as ações do órgão estão sendo reforçadas.
“As fiscalizações e orientações preventivas da Vigilância Sanitária fazem a diferença em Maricá, promovendo o bem-estar da população. Progressivamente, estamos intensificando as ações em estabelecimentos comerciais da cidade, garantindo o cumprimento das normas sanitárias e notificando os locais irregulares”, afirmou.
William Lima, coordenador da Vigilância Sanitária de Maricá, destacou que as equipes seguem fiscalizando estabelecimentos nos quatro distritos da cidade.
“Estamos nos empenhando cada vez mais na orientação preventiva e na fiscalização dos comércios da cidade, em especial dos supermercados. Através dessa abordagem, asseguramos que os produtos comercializados seguem todos os padrões de qualidade e não geram qualquer risco à saúde da população. Seguimos mobilizados para identificar irregularidades e garantir que as normas sanitárias sejam cumpridas”, acrescentou.
População deve denunciar irregularidades
A Vigilância Sanitária, que faz parte da Vigilância em Saúde, continua atuando para coibir irregularidades em estabelecimentos comerciais da cidade, mas a colaboração da população é essencial para fortalecer esse trabalho. Por isso, ao identificar alguma infração às normas sanitárias, os moradores devem oficializar a denúncia através de mensagens no WhatsApp 21 99898-3419 ou pelo e-mail denuncia.visa@marica.rj.gov.br. Após a formalização, será iniciada a apuração pelos entes responsáveis.