Maricá apresenta diagnóstico técnico da rede de atendimento às políticas sobre drogas

Evento reuniu cerca de 200 pessoas na tarde desta terça-feira (05/03) no Cine Henfil, no Centro

terça-feira, 5 março 2024

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Governo e da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas, apresentou nesta terça-feira (05/03) o Diagnóstico Técnico da Atual situação da Rede de Atendimento às políticas sobre drogas em Maricá (Diadroma) no Cine Henfil, no Centro. O programa, que é um instrumento utilizado para definir estratégias e promover ações focadas nas relações dos sujeitos e as substâncias psicoativas, promove a redução de danos e a conscientização, como tática de prevenção. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia.

“A questão de álcool e das drogas não é um debate só da Segurança, ou só da Assistência, ou só da Saúde, é um debate do governo como um todo e precisamos encarar esse problema de frente. Por isso, tomamos a decisão de contratar esse plano para lançar o programa na cidade. Vamos estudar o perfil populacional e desenvolver uma técnica onde possamos minimizar os danos, onde possamos integrar os nossos equipamentos públicos e evoluir”, disse o secretário de Governo, João Maurício de Freitas.

O Diadroma tem como objetivo diagnosticar a situação atual do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento das políticas públicas. Raphael de Andrade Pereira, responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas, comentou que o projeto é crucial para o município.

“O programa de diagnóstico das políticas públicas sobre álcool e outras drogas de Maricá é crucial. Com o crescimento populacional, surgiu a necessidade de uma coordenadoria especializada no tema a fim de desenvolver estratégias eficazes para potencializar a rede de proteção e garantir os serviços. O objetivo da coordenadoria, através do diagnóstico, é compreender a realidade dos serviços e da rede de atenção psicossocial para utilizar medidas de prevenção e, assim, redução de danos, especialmente entre os jovens”, falou.

O programa irá permitir que a gestão municipal acompanhe o processo de alinhamento das políticas públicas existentes sobre drogas e a análise dos resultados no tempo e no território, permitindo aferir a eficácia, eficiência e efetividade da execução e operacionalização dos programas e ações, visando a adoção de medidas de ajustes e melhorias nos processos atuais e nas intervenções futuras.

Representante do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, Rafaela Provensano, afirmou que essa política mitiga os danos sociais. “Passamos a ter a preocupação com o cuidado da pessoa usuária de álcool ou de drogas. O desdobramento desse programa foi a política de redução de danos, e isso é muito importante para a sociedade de Maricá”.

O programa terá ações com o objetivo de mudanças culturais, abordando a prevenção do uso de álcool e outras drogas, utilizando prioritariamente o espaço escolar e outros equipamentos públicos para a construção de campanhas e debates sobre o tema.