Maricá inaugura 2ª Estação de Tratamento de Esgoto em Itaipuaçu

Ao todo, mais de nove mil pessoas que moram e estudam em Itaocaia Valley serão beneficiadas com o equipamento

sexta-feira, 15 março 2024

Foto: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), inaugurou nesta quinta-feira (14/03), a 2ª Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itaipuaçu. O equipamento, que vai beneficiar mais de nove mil pessoas, fica localizado na Rua Peri, em Itaocaia Valley. Na próxima segunda-feira (18/03) a companhia entrega uma nova ETE, dessa vez no bairro do Camburi.

Até o final do ano, a Prefeitura de Maricá pretende concluir mais de 300 quilômetros de rede de esgoto, o que significa um salto de 3,2% de cobertura de rede para mais de 30%. Um investimento na ordem de 500 milhões com recursos próprios do município.

A presidente da Companhia, Rita Rocha, destacou a velocidade com que a obra foi concluída.

“Em 2019, no início das ações da Sanemar, imaginávamos que as obras levariam entre 24 a 36 meses para ser concluídas. Contudo, esse prazo era bem apertado e muita gente não acreditava que isso seria possível. Foi difícil, mas, graças a uma diretoria que cumpre o planejado, que comprou material, licitou serviços e fez projetos, nós conseguimos realizar esse empreendimento dentro do prazo”.

O deputado estadual Renato Machado falou sobre a eficácia da companhia.

“Enquanto deputado estadual eu participo da Comissão de Saneamento, da Comissão de Meio Ambiente e presido a Comissão de Assuntos Municipais, levantando várias discussões que envolvem o meio ambiente, o tratamento de esgoto e cobrando a transparência do serviço público. E quando chego na assembleia, posso falar que Maricá tem uma empresa de saneamento que assumiu com eficiência o papel do Estado para melhorar a qualidade de vida da população”, disse Renato.

Durante a solenidade, alunos da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo receberam seus certificados por terem participado do projeto de educação ambiental “Amigos da Sanemar”. Atualmente, são mais de 3 mil alunos formados.

Também estiveram presentes na cerimônia muitos moradores, além da diretora da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, Denise Corrêa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Maricá), Eduardo Souza e os vereadores Cemar e Igor Corrêa.

Saneamento de Maricá

A Sanemar foi criada em 2021 com o objetivo de prestar um serviço que sempre foi feito de forma precária pelo Estado, por meio da Cedae. Somente ao longo do ano de 2023, foram iniciadas cinco obras de esgotamento sanitário de grande porte em Ponta Negra; no Recanto e no Jardim Atlântico Leste, ambos em Itaipuaçu; em Inoã e São José do Imbassaí.

O primeiro sistema completo de esgotamento sanitário foi entregue para os moradores da Rua 47, em Itaipuaçu, com estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia viva, a Mikroete, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).