Ipem-RJ inicia aferição dos taxímetros de Maricá

segunda-feira, 22 outubro 2012

Pelo terceiro ano consecutivo, uma parceria entre a secretaria municipal de Transportes de Maricá e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-RJ) promove a aferição de taxímetros dos carros de praça da cidade. O serviço começou a ser executado nesta segunda-feira (22.10) e vai até a próxima sexta (26.10) em Araçatiba, onde a equipe do órgão estadual montou um posto avançado em um quiosque à beira da lagoa, funcionando das 9h às 17h.

A expectativa do Ipem é realizar até 100 aferições por dia e que, até o fim da semana, todos os 470 táxis de Maricá tenham passado pela avaliação. Para o secretário Rony Peterson Dias, a parceria tem o intuito de garantir conforto ao taxista e tranquilidade ao usuário. “Estamos oferecendo uma garantia de qualidade na prestação do serviço com um preço justo para o motorista e passageiro, que só vai pagar o que o taxímetro determina”, afirma o secretário. “O trabalho não existia em Maricá antes de 2010. Antes cada um cobrava o quanto queria, agora temos a certeza de que não há abusos na cobrança”, completa Rony.

Para poder aferir o taxímetro, o motorista deve estar com a documentação do veículo legalizada (licenciamento anual e vistoriado pela secretaria de Transportes) e agendar sua vistoria no site do Ipem-RJ (www.ipem.rj.gov.br). O agendamento vai gerar um boleto no valor de R$ 37,50. Após o pagamento da taxa no Banco do Brasil, o boleto e os documentos devem ser levados ao posto montado em Araçatiba. Lá, em seguida, será feito o chamado ‘corre-pista’, num circuito que vai até a altura da Rua 30, na orla da lagoa, para verificação. Ao final, não tendo sido detectada nenhuma anormalidade, o táxi recebe o selo de aferição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir