Publicação, que está na segunda edição, conta com 20 artigos feitos por estudantes no ano de 2021

quinta-feira, 17 novembro 2022

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, em parceria com a Editora Instituto, realizou nesta quinta-feira (17/11) a entrega dos livros com a publicação de 20 artigos científicos da 4ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, ocorrida em 2021. O evento aconteceu na sede do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado.

O livro, que está na segunda edição, abrange os trabalhos elaborados por alunos do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas municipais, particulares e federal situadas no município. Os artigos produzidos abordam as diversas situações impostas pela pandemia do novo coronavírus na cidade, entre outros assuntos.

“Essa entrega dos livros coroa o projeto Novos Pesquisadores pois, a partir do momento que está registrado, levamos o conhecimento a todos. Essa é a primeira vez que fazemos uma cerimônia de entrega do livro para os autores dos artigos. Fizemos isso para dar o valor que eles merecem pelo esforço na elaboração dos artigos científicos relacionados a Maricá. Acredito que o livro incentiva ainda mais os alunos a participarem do prêmio. Nosso objetivo principal é a popularização da ciência”, afirmou Marcos Ribeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Romário Galvão, presidente do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), destacou a parceria da Editora Instituto Darcy Ribeiro com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações na elaboração do livro. “A questão mais importante aqui, da editora do IDR ao publicar o livro, é cumprir sua função de ser uma ferramenta da difusão dos conhecimentos produzidos sobre Maricá. Também temos o objetivo de fortalecer a lógica da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Comunicações, no sentido de estimular uma nova geração de jovens a buscarem na ciência a resposta aos problemas que nós enfrentamos no território. Temos aqui um grande potencial de profissionais que vão ajudar a construir um Brasil solidário, justo, que é a linha do pensamento da gestão municipal”, disse Galvão.

Primeiros colocados destacam o livro

Vencedora da categoria A- ensino fundamental, a estudante da Escola Municipalizada de Inoã, Sarah Almeida, 15 anos, conquistou o primeiro lugar com o tema Letramento Digital: Potencialidades e desafios em uma unidade escolar do município de Maricá. “Poder ter meu artigo publicado foi sensacional, quando eu descobri que teria uma cerimônia eu chorei, literalmente, de alegria, fiquei muito feliz, pois meu orientador a todo tempo me ajudou, e também minha família. Esse sentimento que eu tenho é de gratidão eterna a Deus e muita felicidade”, contou.

A então aluna do 3º ano de Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF), Caroline Costa Barbosa, foi a vencedora da categoria B- ensino médio e contou como foi a sensação de ter seu artigo publicado em livro. “É uma sensação indescritível ter meu trabalho publicado em um livro, que é algo que sempre valorizamos. Foi incrível falar sobre a minha cidade, que eu amo e sou uma super fã, moro aqui desde que nasci e trazer esse conhecimento foi incrível e importante demais para a população também”, finalizou.

Um comentário em “Prefeitura de Maricá entrega livro com artigos científicos do 4º Prêmio Novos Pesquisadores

1. Essa iniciativa da Prefeitura de Maricá e da secretaria de Ciências, Tecnologia e Comunicações veio despertar em minha filha Sarah Almeida, um interesse ainda maior em se aperfeiçoar e investir em seus projetos voltados aos planos de estudos. Sou grata e parabenizo à todos pela disposição e interesse em vocacionar através da escrita os jovens que estão sempre em busca de novidades para se decidirem em suas carreiras profissionais. E ela já fala em participar novamente quando estiver no terceiro ano do ensino médio.
    Parabéns, prefeito Fabiano Horta, e Secretário Marcos Ribeiro!