
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta quarta-feira (15/05) a primeira de uma série de capacitações voltadas a profissionais das Casas da Terceira Idade. A formação é uma iniciativa da pasta para aprimorar o atendimento ao público idoso.
“O foco hoje são os recepcionistas administrativos, que estão no dia a dia com os idosos. Eles são a porta de entrada desses usuários. Estamos trabalhando com eles a ideia do acolhimento, da escuta qualificada e da importância do sigilo das informações”, explicou Erica Bizzo, assistente social da Casa da Terceira Idade.
A capacitação busca sensibilizar os profissionais sobre a importância de uma comunicação empática e adequada, considerando as especificidades de um público mais vulnerável. “Precisamos ter um olhar diferenciado, saber ouvir e usar uma linguagem acessível. Os termos precisam ser claros e respeitosos para que possamos entender e atender melhor”, completou a profissional.
“Acreditamos que investir na formação contínua dos nossos profissionais é essencial para garantir um atendimento mais humano, respeitoso e eficiente. As casas da Terceira Idade são espaços de cuidado e acolhimento, e quem está na linha de frente precisa estar preparado para lidar com as demandas específicas da pessoa idosa”, destacou Pamella Curvelo, coordenadora geral das Casas da Terceira Idade.
A formação é voltada exclusivamente para os servidores da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade e acontecerá mensalmente. A expectativa é de que, ao longo do tempo, as oficinas contribuam para a melhoria contínua do atendimento prestado pela rede pública municipal.