Afinal, o que é ser pai?

domingo, 9 agosto 2020

Um recado para os pais, da Saúde do Homem

Gestor técnico do programa Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Menezes escreveu um texto sobre paternidade. Confira abaixo:

Afinal, o que é ser pai?

Em agosto é o mês em que comemoramos o Dia dos Pais e nada mais justo que, nesse mês, voltemos nossa atenção para a valorização da paternidade.

Mas afinal, o que é isso? Que papel é esse atribuído aos homens que têm filhos? Como eles entendem ou qual seria a melhor forma de desempenhar esse papel?

Historicamente aos pais é atribuída a função de provedor, aquele que dá sustento à família e cabendo o papel de cuidar e educar predominantemente à mulher ou no caso, a mãe.

Mas essa história pode (e deve) começar a mudar. A sociedade aos poucos amadurece e busca ressignificar seus conceitos de papéis preestabelecidos, rompendo com tabus e preconceitos.

Afinal, existe então coisa de homem ou de mulher? Papel de pai ou de mãe? Ou um grande e significativo papel do casal que é o de cuidar?

Cuidar envolve comprometimento com toda rotina dos filhos.

Cuidar é saber como os filhos estão na escola, saber quem são e participar das reuniões com os professores.

Cuidar é trocar fralda, dar comida e banho.

Cuidar é participar das consultas de pré-natal com a companheira e, assim, aproveitar para cuidar da saúde de toda a família.

Cuidar é um revezamento das tarefas, onde todos podem fazer tudo que o outro faz.

Entendo que, talvez, os pais precisem aprender a falar sobre filhos com a mesma naturalidade com que as mães fazem isso.

É comum num encontro entre mães esses assuntos virem à tona. Em pouco tempo já estarão falando sobre os cuidados, as melhores fraldas, roupinhas e até mesmo planos para seu futuro. Tudo que envolva esse processo de crescimento e atenção com os filhos.

Será que aos homens, aos pais não caberia também falar sobre isso? Ou nos reunimos apenas para tomar cerveja, falar de futebol e trabalho?

Por que não falamos orgulhosamente de como ensinamos aos nossos filhos a amarrar seus sapatos? Sobre como estão se desenvolvendo e indo bem na escola? Sobre as novas palavras que aprenderam conosco enquanto por nós eram alimentados?

Acredite! Tudo isso também é papo de homem. Tudo isso é coisa de pai.

Sergio Menezes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir