Servidores também são atendidos por equipe de saúde do trabalhador para aferir a pressão arterial e fazer a dosagem de glicemia

segunda-feira, 20 março 2023

Elsson Campos

O Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM) realizou nesta segunda-feira (20/03) mais uma edição do tradicional café da manhã com aposentados em sua sede, no bairro Mumbuca. A confraternização, que acontece desde março de 2017, contou com a presença de cerca de 50 segurados. A presidente do ISSM, Janete Valladão, afirmou que o compromisso da gestão é a aproximação com o servidor público municipal estatutário.

“O café da manhã é um momento de confraternização, troca de experiência, de ouvirmos as histórias de nossos colegas que já se aposentaram, mas que continuam, de alguma forma, buscando voltar à atividade. Alguns, inclusive, fizeram trabalhos voluntários aqui, trazendo a experiência deles para o instituto. Essa atividade social começou em março de 2017 e só foi interrompida em março de 2020, quando iniciou os cuidados de saúde pública em relação à pandemia do coronavírus. Retornamos em janeiro deste ano”, explica Valladão.

O café da manhã é patrocinado pelos próprios participantes, de forma voluntária, sem qualquer despesa para o ISSM e sempre acontece no dia do pagamento do servidor público estatutário (todo dia 20), que pode aproveitar a data para pegar o contracheque.

Saúde do trabalhador

Os servidores foram recepcionados, na entrada do instituto, por uma equipe de vigilância em saúde do trabalhador, tanto os funcionários da ativa quanto os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e fazer a dosagem de glicemia. A ação acontece desde 2017 em parceria com Núcleo de Saúde do Servidor Municipal da Secretaria de Saúde (Nussem).

“É uma intenção que nosso segurado acompanhe sua pressão e glicose, porque, às vezes, ele tem dificuldade em fazer uma consulta, regularmente, com seu médico e perde esse cuidado. A gente pensa na parte preventiva, até mesmo para alertar nosso segurado a procurar um médico ou o posto de sua região. A pressão alta e a glicose alta são dois fatores de risco”, avalia a presidente do ISSM .

Hoje, a enfermeira Maíra Valadão e a técnica em enfermagem, Andrea Lopes, do Nussem, realizaram os procedimentos nos servidores.

Aposentados aprovam o encontro

Maria Dalva Gomes dos Santos, de 84 anos, servidora aposentada da Secretaria Municipal de Educação, disse gostar muito dos encontros. Ela trabalhou por cerca de 30 anos no município e passou por vários órgãos da administração pública. Ela lembra com carinho da época em que atuou como merendeira em escolas do município. “Na hora do recreio, eu estava sempre com as crianças pulando corda, brincando de pique esconde”, relembra saudosa.

A servidora Marlúcia Araújo de Lima, de 65 anos, aposentada da Secretaria Municipal de Educação desde 2013, disse que não perde um evento do instituto. “Sou sempre muito bem recebida e acolhida por todos. Me sinto muito bem aqui”.

Soemi Sardinha dos Santos, de 55 anos, funcionária aposentada da Secretaria Municipal de Administração, também está sempre presente. A servidora cumpriu 35 anos de atividade pública. “Gosto muito desses encontros. É uma boa oportunidade de encontrar os amigos”.

Um comentário em “Instituto de Seguridade Social de Maricá reúne cerca de 50 segurados para o tradicional café da manhã com aposentados