
Como dizia Hipócrates, considerado o pai da medicina, “o homem é o que come, faça do seu alimento o seu medicamento”. No Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado nesta sexta-feira (31/3), a Prefeitura de Maricá ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela equipe nutricional da Secretaria de Saúde em benefício da população. Coordenadora da Área Técnica de Nutrição (ATAN), Elisa Simas é responsável pelos indicadores nutricionais de monitoramento do programa Bolsa Família no município e destaca a relevância desse trabalho, principalmente para as crianças.
A servidora, que ocupa o cargo desde 2009, explica que as famílias beneficiadas devem ser assistidas por uma Equipe de Saúde da Família do seu município, esclarecendo sobre suas responsabilidades na melhoria das condições de saúde e nutrição. A equipe deve identificar se uma família tem garantida todas as condições de acesso aos alimentos básicos seguros e de qualidade, em quantidade suficiente e que atendam aos requisitos nutricionais.
“Eu vim auxiliar o programa para que o município pudesse cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. No início, começamos esse trabalho junto à Subsecretaria de Saúde e, desde então, estamos conseguindo mantê-las. Em 2009, era 17% e, hoje, nosso último índice foi 84% de acompanhamento do Bolsa Família, superando os 30%, que é a meta padrão nacional”, explicou a coordenadora.
A nutricionista explica que, além do Bolsa Família, há outros programas intersetoriais desenvolvidos na ATAN que se referem às secretarias de Educação e de Assistência Social, como o Programa Saúde na Escola (PSE). São 56 equipes de Saúde da Família atuando junto às escolas municipais e em três colégios estaduais “A gente faz a educação nutricional, a antropometria, que é pesar e medir as crianças e, diante desses dados, fazemos a avaliação do diagnóstico nutricional sabendo se as nossas crianças estão dentro de um padrão de normalidade, baixo peso ou obesidade”, observa.
Além disso, a ATAN trabalha com uma equipe multiprofissional (nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, pediatra e ginecologista) do Núcleo Ampliado de Saúde da Família de forma itinerante nas 25 Unidades do Saúde da Família (USF). Em algumas unidades, há hortas, onde é feita a promoção da alimentação saudável por meio de palestras e rodas de conversa.
Importância da nutrição
A Nutrição faz parte da vida do ser humano. Com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças, como obesidade, anemia, diabetes, entre outras. A nutrição equilibrada faz toda a diferença na saúde e na vida das pessoas, promove o bem-estar físico, mental e social e garante mais qualidade de vida, disposição e energia, melhorando o funcionamento do sistema imune, o rendimento no trabalho e a concentração.
“Nós devemos simplificar o hábito alimentar saudável, basicamente, evitando produtos industrializados e consumindo cada vez mais produtos in natura, sem processamentos. A boa alimentação pode prevenir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são hoje, no Brasil e no mundo, as mais prevalentes. Fora isso, a obesidade tem se tornando um grande fator de risco para doenças que afetam o sistema respiratório e o cardiovascular”, explica Elisa Simas.