Prefeito Fabiano Horta inaugura Praça Agroecológica do Flamengo

Espaço conta com 16 canteiros que vão receber 60 tipos de hortaliças e legumes

sexta-feira, 26 maio 2023

O prefeito Fabiano Horta entregou na quinta-feira (25/05), véspera do aniversário de 209 anos de Maricá, a Praça Agroecológica do Flamengo, espaço com 16 canteiros e plantio de 60 tipos de culturas. A unidade, com 76 metros quadrados, fica próxima ao Parque Linear e no local serão cultivados alface (crespa, americana e crespa roxa), aipim, alecrim, couve, cebolinha, coentro, rabanete, repolho, jiló, pimenta, melancia, manjericão, capim-limão e hortelã-pimenta com a primeira colheita prevista para 45 dias.

Fabiano Horta destacou os aparelhos públicos que transformaram o bairro, como a Arena Flamengo, o Parque Linear, a unidade do Espaço Nave – Ambiente Digital e agora Praça Agroecológica e o Mercado do Produtor, próximo a Rodoviária, que será inaugurado em breve, além de abrigar também o campus universitário de Maricá, com a unidade da Faculdade Vassouras.

“O Flamengo é um bairro histórico e tradicional que ao longo dos anos construiu a dinâmica social de Maricá. A gente fica muito feliz com essa entrega, que agrega esse valor tão bacana do cultivo nos arredores das residências, e que agora podem ter aqui presente o plantio de vegetais e hortaliças”, acrescentou o prefeito.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Principe, convidou os moradores e visitantes para irem conhecer a praça do Flamengo. “Essa é mais uma entrega dos nossos jardins comestíveis, como são conhecidos, porque são cultivados hortaliças, legumes, plantas medicinais, tudo sem agrotóxico. Isso é importante para a população ter uma saúde melhor”, declarou a secretária.

Após a cerimônia de entrega da unidade agroecológica, Fabiano e Mariana, junto a um grupo de alunos da Escola Municipal Clério Boechat, localizada no bairro, fizeram o plantio simbólico de mudas de alface e rabanete. O evento ainda contou com degustação de caldo de cana, que foi colhida pela primeira vez na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado; e distribuição de mudas de capim-limão e pimenta, de aipim e de banana desidratadas, produtos feitos em projetos da secretaria.

O funcionamento da praça, localizada na Rua Ernande Muniz de Andrade, é similar a unidade de Araçatiba, o primeiro jardim comestível entregue pela prefeitura. As colheitas serão entregues à população em datas específicas, dependendo do tempo de colheita de cada cultura.

Jardins Comestíveis

O projeto de jardins comestíveis iniciou em 2020 com a inauguração da Praça Agroecológica de Araçatiba. Atualmente, a iniciativa também é encontrada na Fazenda Pública Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado, e nas praças agroecológicas de Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba e Marine (São José do Imbassaí). Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.

A manutenção é feita pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. As colheitas são feitas às sextas-feiras, agendadas de acordo com o desenvolvimento das culturas e divulgadas para os moradores por meio dos canais oficiais da prefeitura. Em média, são realizadas duas colheitas por mês. A prefeitura acrescenta que, em média, são colhidos 280 itens, entre alface, rúcula, rabanete, chicória, almeida, couve, manjericão, aipim, canela, acelga, guandu, capim limão, entre outros. As praças possuem até 36 canteiros, em uma área média de 2 mil metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir