CREAS

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

 

Metas atingidas:

  • A oferta de trabalho social no CREAS pressupõe a utilização de diversas metodologias e técnicas necessárias para operacionalizar o acompanhamento especializado. Requer a construção de vínculos de referência e confiança do usuário com a unidade e profissionais da equipe, além de postura acolhedora destes, pautada na ética e no respeito à autonomia e a dignidade dos sujeitos. Nesse contexto, a escuta qualificada em relação às situações e sofrimentos vivenciados pelos usuários assistidos pelo CREAS Maricá foram fundamentais para o alcance de bons resultados e a viabilização do acesso a direitos.

 

Público Alvo

  • Destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. Para integrar as ações da Proteção Especial, é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

 

Equipe Técnica:

  • Quatro psicólogas;
  • Cinco assistentes sociais.

Contatos

Endereço

Rua O, lote 10, quadra B – Parque Eldorado

Telefone: (21) 2637-3769

Estamos nas Redes Sociais