
Acabou o monopólio do transporte público em Maricá. A partir de hoje, a população tem mais uma opção para circular pela cidade com conforto e segurança. No último sábado (10/12), o prefeito Washington Quaquá assinou o decreto municipal que regulariza o transporte municipal de kombis e vans.
O decreto é provisório e garante a legalização do transporte alternativo até que a prefeitura realize a licitação para abertura de novas linhas municipais. Antes disso, será feito um estudo para avaliar as necessidades do serviço na cidade. Atualmente, o transporte em vans na cidade é realizado por 51 veículos em cinco linhas – Inoã-Recanto, Inoã-Cajueiro, Centro-Caju, Centro-Cordeirinho e Inoã-Santa Paula. O ponto final fica na praça do skate, no Centro.
Os novos horários das linhas serão definidos pela Secretaria Municipal de Transportes até quarta-feira (14/12). Para o prefeito, o decreto significa a democratização dos serviços de transporte no município.
– Estamos invertendo uma lógica que existe na cidade há 50 anos com o domínio de um grupo de empresários, que ofereciam um serviço precário à população. As vans e kombis vão cumprir um papel importante no transporte, preenchendo a lacuna do serviço prestado pela empresa de ônibus Nossa Senhora do Amparo, que consideramos ineficiente. As vans são dirigidas em Maricá por chefes de família – destacou Quaquá, que estava acompanhado da primeira dama Rosangela Zeidan.
Direitos e deveres para os motoristas
Os motoristas terão a segurança para trabalhar na cidade, mas também precisam cumprir obrigações previstas no decreto, que altera o artigo 47 da Lei Municipal nº 1900 de 18 de dezembro de 2000 de regulamentação do transporte alternativo de Maricá.
Entre as determinações para oferecer este serviço na cidade, os condutores precisam possui carteira de habilitação na categoria D, documento do veículo com placa de Maricá licenciado pelo Detran, ser autônomo, ter dois anos de experiência e morar na cidade há pelo menos um ano. Funcionários da prefeitura não podem exercer a função.
A frota será vistoriada pela secretaria para garantir um transporte com qualidade e segurança aos passageiros. Serão avaliadas as condições da lataria, pneus, parte elétrica, cintos de segurança, tacógrafo (aparelho que registra a velocidade do veículo), entre outros itens. A Secretaria de Transportes também irá fazer uma cartilha com os direitos e deveres do decreto para entregar aos motoristas das vans e kombis.
– Essa é uma conquista que esperávamos há anos. Antes era muito difícil trabalhar porque este transporte era perseguido por administrações anteriores. Agora temos o nosso ponto em Inoã e tranquilidade para trabalhar – conta o presidente da Cooperativa Municipal de Transporte Alternativo de Maricá (Coomutram), Alexander de Vasconcelos Araújo.
A cerimônia de assinatura do decreto aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Transportes, em São José do Imbassaí. Também participaram do evento os motoristas de vans e kombis, o secretário de Transportes, Rony Peterson e os vereadores Rony e Helter Ferreira.