DER inicia nova duplicação na RJ-106

quinta-feira, 15 março 2012

 A cidade de Maricá será beneficiada por mais um grande investimento do Governo do Estado, desta vez no setor rodoviário. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está iniciando as obras de duplicação do trecho de 24 quilômetros da rodovia RJ-106, entre o bairro do Flamengo e o distrito de Sampaio Correia, em Saquarema. As obras já estão em andamento próximo à subida da serra do Mato Grosso, no bairro Bananal.

De acordo com o DER-RJ, o projeto prevê a construção de um túnel de duas galerias sob o trecho da serra, solução apontada como ambientalmente mais viável por haver menor impacto sobre a área de mata atlântica. Um vídeo foi divulgado na internet mostrando em projeção como a intervenção será feita e como ficará o trecho da rodovia após a conclusão.

 O trabalho é parte de um pacote de investimentos avaliado em R$ 2,8 bilhões na malha rodoviária fluminense, onde haverá intervenções em 750 quilômetros de estradas estaduais em todas as regiões até 2014.

 As obras de implantação, duplicação, ampliação e recuperação asfáltica serão financiadas com recursos obtidos junto a organismos internacionais e através de Parcerias Público-Privadas. Nelas, o Banco Mundial já autorizou o empréstimo de R$ 1 bilhão, a Comissão Andina de Financiamento (CAF) vai financiar R$ 500 milhões e o DER espera levantar mais R$ 1,3 bilhão com as PPPs para realizar obras consideradas essenciais ao desenvolvimento econômico específico de cada área do estado, desde o turismo ao escoamento da produção agropecuária e industrial

A tecnologia do asfalto-borracha será aplicada nas obras após a experiência pioneira na pavimentação dos 36 quilômetros da RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu). O produto obtido com a adição de 20% do pó de borracha ao cimento asfáltico de petróleo, base da pavimentação tradicional, é de melhor consistência e durabilidade.

Outras vantagens incluem menos desgaste dos pneus, permitindo uma rodagem mais silenciosa. Vale destacar também a economia do material asfáltico com a diminuição da massa de pavimentação de cinco para 2,5 centímetros.

 

Assita ao vídeo que mostra a obra através do link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=l7Y5UzmuvgM

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