Casa de Cultura abre a exposição Museu da Família Maricaense

Espaço reúne pinturas de óleo sobre tela de Nilza Varella, viúva do ex-prefeito José Carlos Varella. Mostra é gratuita e ficará disponível até 08/10

quinta-feira, 8 setembro 2022

Foto: Anselmo Mourão

Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, o projeto Museu da Família foi aberto nessa quinta-feira (08/09) com a exposição “Museu da Família Maricaense” que reúne pinturas de óleo sobre tela da artista Nilza Mo y Mo Loureiro Varella, de 93 anos, viúva do ex-prefeito José Carlos Varella (administrou a cidade entre 1963 e 1966). A mostra é gratuita e aberta à visitação até de 08/10 na Casa de Cultura, no Centro.

Por meio de quadros feitos com pintura de óleo sobre tela, a artista mostra o seu universo particular de diferentes formas e dimensões em estilo naïf (artistas considerados autodidatas e seguem o próprio estilo de representação artística). A curadora Kika Monteiro disse que participou da vida social da família e descobriu o acervo de Nilza Varella com mais de 150 telas com pinturas de lugares, pessoas, flores e da cidade de Maricá.

“Trouxemos para exposição 62 quadros que mostram o universo de dona Nilza. A exposição também conta com fotografias e peças pessoais do ex-prefeito José Carlos Varella”, afirmou Kika.

O secretário de Cultura Sady Bianchin contou que a ideia do projeto Museu da Família é mostrar as histórias dos maricaenses, como da artista Nilza Varella. “Abrimos a Casa de Cultura para ser uma galeria de artes plásticas. Dona Nilza pintava o seu universo dos lugares onde passou e das pessoas. Esse acervo mostra suas obras e um registro fotográfico da família e do município”, disse Sady.

O projeto Museu da Família é uma iniciativa da Associação em Movimento dos Apaixonados pela Grande Araçatiba (Amaga) e busca resgatar importantes aspectos da história das famílias que originaram e se desenvolveram no município de Maricá.

A Casa de Cultura está localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e a exposição fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir