
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, exibiu na terça (13/05) a sessão extra da 1ª Mostra de Cinema da Lei Paulo Gustavo. O público assistiu cinco curtas-metragens (cada uma com até 25 minutos de duração) produzidas com recursos da lei que carga o nome do saudoso ator brasileiro, em sessões gratuitas no Cinema Henfil, no Centro. Essa foi a última exibição da mostra que teve, ao todo, 17 produções de moradores da cidade.
O secretário da pasta, Sady Bianchini, informou que serão feitos outros editais para incentivar as produções audiovisual. “Essa primeira mostra reuniu 17 curtas-metragens que foram exibidas gratuitamente desde abril em quatro sessões. Em breve, vamos divulgar mais editais”, adiantou Sady.
Na terça-feira (13), a Mostra de Cinema apresentou as seis produções locais: “Trilhos da Memória”, de Raphael Boccanera; “Ladainhas de Maricá – Cantorias da Capoeira na Cidade”, de Izabella Rezende e Fábio Machado; “O Céu Por Testemunha: Pepe Maneiro – O Legado”, de Laura Macena; “Histórias da Casa da Tia Ciata”, de Pedro Penaforte e Sérgio Biff; “Aquilombar na Lagoa”, de Geisi Nara, Gilbert Sousa e Julia Maia; e “Dança Afro-brasileira”, de Maurício Souza.
Também foram apresentadas outras 11 produções locais: “Teatro e Cordel – a vida e obra de Edmilson Santini”, de Jessica Voguel; “Triunfo”, de Rudi BXD; “Memórias do samba”, de Fabiano Lucio; “A máquina da utopia”, de Felipe Carnaúba; “Caminhos além da fronteira”, de Igor Mattos em parceria com Grupo de Solidariedade e Amizade de Migrantes e Refugiados de Maricá; “Histórias para dormir”, de Mark Santos; “Ane Marcelle – A guerreira do arco e flecha”, de Lula Araújo; “Mulheres x Independência – O lado B do bicentenário”, de Mariana Tauil; “O Saci do Espraiado”, de Ricardo de Sousa e Diogo Drosa; e “A resposta que me faltava”, de Hugo Martins.