Maricá promove capacitação para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência

Ação faz parte da campanha "Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher". Objetivo é garantir abordagem cada vez mais humanizada

sexta-feira, 21 julho 2023

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, em parceria com a autarquia de Serviço de Obras de Maricá (Somar), realizou no auditório Banco Mumbuca, nesta sexta-feira (21/07), o curso de capacitação para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. O objetivo da ação é garantir um atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência.

A ação faz parte da campanha “Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher”, uma ação de enfrentamento à violência doméstica, problema cada vez mais presente na cidade. O evento reuniu ainda membros da ouvidoria da Mulher da Ordem de Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e União Brasileira de Mulheres (UBM-Maricá), profissionais que atuam na rede de proteção, saúde, entre outros órgãos municipais. Especialistas na área jurídica apresentaram conteúdos relacionados ao tema, com estudo de casos e orientações para encaminhamentos.

A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, ressaltou que o evento teve como objetivo a melhor acolhida das vítimas no atendimento nas unidades de saúde e órgãos municipais.

“É importante para o acolhimento e o atendimento de mulheres em situação de violência, para que essa acolhida seja mais humanizada. Abordamos a rede para que, nesse momento de vulnerabilidade, as mulheres sejam atendidas de forma assertiva”, contou.

Coordenador do Grupamento Maria da Penha da Guarda Municipal de Maricá, Luan Rocha, ainda destacou a capacitação como forma de aumentar as denúncias na cidade.

“O curso faz com que a população compreenda o que é a violência de gênero, não só em sua forma física, mas psicológica e moral, além de orientar essas vítimas a procurarem o atendimento. Os profissionais têm que levar em conta que, essa vítima em particular, muitas vezes está bem fragilizada”, finalizou Rocha.

Um comentário em “Maricá promove capacitação para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir