A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho, entregou nesta segunda-feira (10/07) os kits para os inscritos em cursos gratuitos de penteado ( pasta modeladora, grampos, babyliss, pente, elástico, blusa e muito mais) e barbeiro (blusa, borrifador, jogo com tesoura e navalha, pincel, avental), que fazem parte do Programa de Qualificação Profissional e são ministrados no Instituto Embelleze.
“É muito importante fomentarmos oportunidades como essa. A parceria com a Embelleze já vem sendo feita há um tempo e é gratificante, pois a gente está aqui vendo pessoas se empenhando, buscando conhecimento. Além de desenvolver habilidades específicas em um determinada área de atuação, proporcionando ao estudante ganhos de conhecimento gratuitamente”, disse o subsecretário Trabalho, Renato Legentil.
O programa oferece cursos na estética em seis áreas (especialistas em cachos, tranças e penteado, barbeiro, depilação e alongamento de cabelo). Para a aluna mais nova de penteado, Larah Julia, de 13 anos, o curso auxiliará no desenvolvimente de novas tecnicas. “Eu amo fazer penteados, porque eu gosto de coisas de cabelo, penteado. E eu queria melhorar”, falou.
Professor e aluno da primeira turma do projeto em 2018, Igor Gomes, de 27 anos, reafirmou o auxílio recebido durante o curso. “A inciativa foi muito importante para minha qualificação profissional, eu acho que na minha vida pessoal também me ajudou muito. Eu fui aluno da Prefeitura, fiz o curso, depois tive a qualificação e consegui ser instrutor. Hoje, graças a Deus, me ajudou bastante e consigo passar os conhecimentos recebidos”, comentou.
A iniciativa capacita o estudante para a realização das mais variadas técnicas de atendimento em cortes, modelagem, transformação capilar, depilação e muito mais. Além do aperfeiçoamento dos conceitos de excelência no atendimento ao cliente. O futuro profissional ainda aprende conceitos sobre biossegurança, visagismo e também a propor mudanças no visual, sempre zelando pelo estilo singular de cada um. A aluna do curso de barbeiro, Simone Queiroz, de 54 anos, viu uma oportunidade nova de renda. “Eu me inscrevi, porque eu vi uma oportunidade de profissão e não acreditava que eu ia ser contemplada. Não esperava tantas coisas que eles iam oferecer. Achei muito legal essa oportunidade. E nenhum outro lugar proporciona para os moradores”, destacou a moradora do bairro do Flamengo.
Com o mesmo pensar, Elizangela Ferreira, de 51 anos, pretende fomentar a sua renda com o profissionalizante. “A perspectiva é de realmente sair daqui sabendo e formada mais uma vez, que não é a primeira vez que eu faço esse projeto. E a ideia de fazer para ter mais conhecimento, praticar e ganhar um dinheirinho, pois está sendo satisfatório demais participar desse projeto e com tudo em mãos”, falou a moradora do bairro da Mumbuca.





