Secretaria de Esporte e Lazer faz seletiva de Ginástica Rítmica

Iniciativa tem como objetivo identificar potenciais talentos oriundos dos projetos socioesportivos do município

sexta-feira, 2 fevereiro 2024

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu entre os dias 30/01 e 01/02 a seletiva do projeto Maricá Esporte Competições 2024 na modalidade Ginástica Rítmica na quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O processo teve como objetivo identificar potenciais talentos oriundos dos projetos socioesportivos do município. Ao todo, 35 meninas participaram da seletiva.

“A ideia da seletiva é a gente conseguir selecionar o máximo de atletas possível que já estejam aptas para entrar nos campeonatos oficiais. O intuito do nosso projeto é conseguirmos formar uma equipe de meninas federadas no futuro. Com a seletiva, conseguimos capturar muitos atletas, algumas meninas, como no ano passado, que vieram da seletiva, oriundas dos projetos de iniciação e foram medalhistas no campeonato estadual. Então, a seletiva é fomentar não só o esporte, mas trazer as estrelas de Maricá e lapidar para que no futuro a gente tenha uma equipe a ponto de estar competindo de igual para igual com as grandes equipes do estado do Rio”, disse Gisele Matta, treinadora de Ginástica Rítmica do projeto.

A ginástica rítmica, caracterizada pela harmonia entre movimentos corporais e elementos de dança, exige disciplina, coordenação e dedicação por parte dos praticantes. Estes atributos alinham-se às diretrizes do projeto, que tem por objetivo não apenas identificar jovens promissores no campo esportivo, como também promover uma vivência saudável por meio do esporte. As gêmeas Sofia Mello e Marcelle Mello, de 11 anos, mencionaram a felicidade em fazer o esporte.

“Foi muito legal! Passei o meu tempo todo me dedicando ao esporte que amo. Amo ficar aqui e quero ser uma profissional para crescer”, disse Marcelle, que foi completada por sua irmã. “É muito interessante. Eu gosto muito porque eu quero ser uma pessoa que faz muita ginástica, quero ser bem elástica e participar de competições e ganhar medalhas. Esse é meu sonho”, concluiu Sofia.

Para a atleta Letícia Moura, de 15 anos, moradora de Inoã, a experiência é única. “É uma experiência maravilhosa. Muito bom estar aqui novamente e voltar às séries, ter essa oportunidade de competir em estaduais. Nós fomos para o regional no ano passado e subiu de nível no regional. Foi uma experiência maravilhosa, para quem não consegue”, falou.

Maricá Esporte Competições

O projeto Maricá Esporte Competições surgiu como uma iniciativa para aproveitar potenciais talentos oriundos dos projetos sócio esportivos promovidos pela Prefeitura de Maricá. Estes atletas são descobertos na “escolinha” e elevados ao patamar de equipe, onde iniciam sua vida competitiva com estrutura fornecida pelo projeto. O projeto contempla cinco modalidades: Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Karatê e Vôlei. Os até então alunos da escolinha tornam-se atletas e passam a receber treinamento específico visando competições, suporte médico, material, uniforme, além das demandas necessárias para as competições, como inscrição, arbitragem, alimentação e transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir