Turma da Escola do Idoso aprende sobre agroecologia na Fazenda Joaquín Piñero

Produção de alimentos livres de agrotóxicos foi atividade extraclasse para os idosos

quarta-feira, 30 abril 2025

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, proporcionou aos alunos da Escola Municipal do Idoso, de Itaipuaçu, e bolsistas do Passaporte Universitário momentos inesquecíveis na manhã desta quarta-feira (30/04). Através do projeto “Plantando saberes, colhendo memórias”, cerca de 50 idosos visitaram a Fazenda Joaquín Piñero, no Espraiado, onde aprenderam sobre agroecologia e a importância da produção dos alimentos livres de agrotóxicos.

No local, administrado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária e que é considerado um patrimônio histórico da cidade, a explicação do projeto das unidades de produção agroecológicas de Maricá passou por duas fases: desde a preservação da natureza e o cultivo de ervas medicinais até os cuidados com o solo para que sejam colhidos alimentos saudáveis.

“Amo a natureza e vir em um lugar como esse, realmente, é emocionante. Adoro fazer os passeios fora da sala de aula. Nós, idosos, temos que nos movimentar. Aqui, aprendemos sobre plantações de hortaliças e ervas. Agora, quero levar esse conhecimento para meus familiares”, afirmou Sueli de Lima, de 63 anos, moradora de Itaipuaçu.

Após a visita guiada à plantação, o grupo partiu para a Escola Municipal do Espraiado, onde foi recebido com música ao vivo e almoço feito com os próprios ingredientes da região. Na escola, também, os idosos puderam receber mudas de alface, rabanete, capim-limão, coentro e tomilho, todas colhidas na fazenda.

A Escola do Idoso é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá que tem o objetivo de levar educação de idosos acima de 60 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. Além dos recursos pedagógicos adequados para a faixa etária, as atividades fora da sala de aula também são presentes entre os serviços oferecidos.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir