Políticas Sociais Estratégicas e Gestão de Metas

QUEM SOMOS

A Secretaria de Políticas Sociais Estratégicas e Gestão de Metas monitora as principais políticas públicas municipais, com foco nas sociais. Acompanha metas e estrutura indicadoras para dimensionar e avaliar o resultado dessas políticas na sociedade. Além disso, o órgão colabora na articulação entre as demais secretarias, solucionando possíveis problemas no planejamento e execução dos projetos monitorados.

O QUE FAZEMOS

• Apoio a implantação da cultura de planejamento
    O Planejamento Estratégico torna-se cada vez mais primordial dentro da Administração Pública. Trata-se do desenvolvimento de uma visão ampla da administração, com o entendimento dos principais objetivos, programas, projetos, indicadores e resultados, fortalecendo a coordenação entre os diversos setores da Administração Municipal, garantindo a eficiência e a entrega dos benefícios à população;
  • Apoio institucional, elaboração e sistematização de estudos
    A coordenação e colaboração entre as secretarias da Administração Municipal oferecem novas perspectivas para a criação de políticas públicas mais completas e efetivas. Por isso, o apoio da equipe da Secretaria de Políticas Sociais Estratégicas e Gestão de Metas contribui para a execução de projetos em parcerias com outras secretarias;
  • Elaboração e sistematização de estudos para subsidiar tomadas de decisão
    A secretaria também analisa, divulga e prepara estudos próprios ou de forma colaborativa. Esta função parte da necessidade da Gestão Municipal de Maricá, uma vez comprometida com o atendimento à população de forma efetiva. Para permitir que as políticas públicas sejam realizadas com qualidade, torna-se imprescindível a produção de dados e geração de conhecimento, a fim de produzir informações objetivas e simplificadas que consigam orientar as decisões governamentais.