
Nem a insistente chuva que caiu na manhã desta quarta-feira (06/6) diminuiu o ânimo de um grupo de alunos de uma escola da rede privada de Inoã, que visitaram os principais espaços públicos do centro de Maricá. As crianças com idades entre 5 e 10 anos são de turmas entre o 1º e 4º anos do ensino fundamental da Creche Escola CECI, sendo que boa parte delas conhecia pouco ou nada do que existe na região.
A primeira parada dos pequenos foi na Casa Digital, onde eles viram como funciona o acesso público a serviços de informática com vistas à inclusão digital. Em seguida, as turmas foram até a Casa de Cultura e visitaram a exposição sobre a história de Maricá, que mostra locais conhecidos da cidade em várias épocas.
A empolgação a curiosidade estavam estampados nos rostos dos alunos e todos fizeram questão de assinar o livro de presença da Casa de Cultura, formando uma pequena fila. “Gostei de conhecer o ‘museu’, nem sabia que tinha um aqui. Estou aprendendo um monte de coisas novas”, contou Mateus Cardoso, de 8 anos, aluno do 3º ano.
Saindo do prédio histórico, o grupo seguiu até a sede da Prefeitura, no paço municipal, onde foram guiados por guardas municipais e conheceram as dependências da administração municipal. Dali, os alunos foram até o aeroporto da cidade para ver de perto os aviões que estão nos hangares.
A diretora da escola, Meyre Rosa Aguilar, afirmou que as turmas estavam ansiosas e bastante felizes com a visita a lugares que alguns nem sabiam que existiam.
“Este é o primeiro passeio de muitos de nossos alunos, que nunca sequer saíram do bairro onde vivem. Está sendo gratificante proporcionar isso a eles. É importante também porque mostra que a educação não se dá apenas dentro dos muros da escola, mas fora dela também”, ressaltou Meyre. Além da Guarda Municipal, o passeio dos alunos contou com o apoio da Secretaria de Educação de Maricá.