10ª Conferência Municipal de Saúde é concluída com aprovação de propostas para o SUS de Maricá

Plenária de votação marcou o último dia do evento, construindo coletivamente políticas públicas para a área

domingo, 19 março 2023

Clarildo Menezes

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria de Saúde de Maricá, encerrou neste domingo (19/03), no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, a programação da 10ª Conferência Municipal de Saúde, com a votação de propostas para otimizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. As sugestões foram construídas coletivamente, a partir de grupos de debate divididos em quatro eixos temáticos, que se reuniram para dialogar no primeiro dia do evento, levando à plenária os tópicos aceitos em consenso.

Dezenas de propostas foram aprovadas durante a votação, evidenciando a importância da participação popular e do controle social na elaboração de políticas públicas concretas e que atendam às demandas da população. Algumas delas incluíram: a criação de linha de cuidado específica para a população LGBTQIA+; a descentralização dos serviços ambulatoriais, alcançando os quatro distritos; a qualificação contínua dos profissionais que atuam em toda a Rede de Atenção à Saúde; o fortalecimento da oferta do Transporte Sanitário Eletivo, destinado ao deslocamento de pacientes do município para procedimentos não emergenciais; além da ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), sugerindo que se torne um serviço 24 horas.

A programação do último dia da conferência também contou com homenagens, entregas de moção de aplausos a pessoas que fazem a diferença na saúde de Maricá e eleição dos delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual de Saúde. Em adição a isso, outras atividades foram oferecidas aos participantes, como alongamento, exercícios de relaxamento, auriculoterapia e massoterapia  – serviços que estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Bruno Lougon, presidente do Conselho Municipal de Saúde, ressaltou a importância de analisar as propostas construídas coletivamente e o papel do encontro para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

“Para o Conselho Municipal, é muito satisfatório chegar ao segundo dia da conferência, um encontro com resultados muito positivos para a saúde de Maricá. Esse momento foi dedicado a abrir uma plenária de votação por consenso, com leitura das propostas aprovadas nos grupos de discussão e submissão para os presentes votarem. Com isso, consolidamos a organização da sociedade civil e dos profissionais da área para trazer melhorias à saúde e um futuro melhor a todos”, afirmou.

Debates que fortalecem o SUS

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, lembrou que a 10ª Conferência Municipal precisou ser adiada em razão da Covid-19, mas agora pôde se concretizar, fomentando a participação popular no desenvolvimento de políticas públicas essenciais para a saúde de Maricá.

“Por algum tempo, tivemos que interromper esse processo de discussão ampla com a sociedade sobre as questões de saúde, por conta da Covid-19, o que agora conseguimos retomar. Esse encontro é fundamental para o planejamento das ações de saúde e estamos muito felizes pela adesão da população, ampliando debates sobre as propostas e se unindo coletivamente para votá-las. Nosso grande desafio é construir juntos, avançar cada vez mais e vencer os desafios para a consolidação das políticas públicas, que crescem e se tornam mais inclusivas, alcançando todos os segmentos da população”, garantiu Solange.

Conferência promoveu integração e diálogos plurais

A 10ª Conferência Municipal de Saúde reuniu conselheiros, gestores, profissionais da área e a população em geral para dialogar, durante dois dias, sobre o tema “Defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia!”. A programação contou com palestras sobre quatro eixos temáticos, grupos de trabalho para a definição de propostas para votação, plenária e outras ações, tendo como intuito trazer melhorias para os serviços de saúde da cidade.