Agosto Lilás é marcado com ações de conscientização no Hospital Conde Modesto Leal e na UPA de Inoã

Unidades de urgência e emergência receberam rodas de conversa sobre violência contra a mulher, voltadas aos acompanhantes de pacientes internados e colaboradores

quinta-feira, 24 agosto 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na terça e quarta-feira (22 e 23/08), atividades de conscientização sobre o Agosto Lilás nas unidades da Rede de Urgência e Emergência da cidade, simbolizando o mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Na terça-feira (22), o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, sediou a ação, com roda de conversa sobre as agressões físicas e psicológicas, como denunciar esses casos e os serviços de apoio e proteção disponíveis no município. Na quarta-feira (23), a mesma dinâmica ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã.

Essas atividades integram a programação do projeto “Orientando o Acompanhante”, realizado pelo setor de serviço social e a equipe multidisciplinar de cada uma dessas unidades, orientando e acolhendo os acompanhantes dos pacientes internados. Na sexta-feira (25), às 15h, a ação do Agosto Lilás acontecerá no Pronto Atendimento 24 horas Santa Rita, que fica no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu.

De acordo com Andreia Vasconcelos, coordenadora de Serviço Social do Hospital Conde Modesto Leal, a iniciativa promove reuniões periódicas na unidade hospitalar, abordando temáticas relacionadas ao cotidiano e à área da saúde.

“A cada 15 dias, realizamos essas ações trazendo um tema que seja relevante naquele momento. Seguindo essa proposta, a temática do Agosto Lilás foi escolhida para esclarecer e alertar não só os acompanhantes, mas também os colaboradores do hospital, o que é fundamental”, garantiu.

A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, esteve presente nas atividades do Hospital Conde Modesto Leal e da UPA de Inoã e destacou os seus impactos sociais.

“Estou muito feliz, porque lançamos uma campanha grande com o propósito de enfrentar os índices de violência contra as mulheres no município e agora tivemos essa atividade no hospital. Me sinto grata em poder contribuir com essas ações, que estão acontecendo nas unidades da Rede de Urgência e Emergência da cidade”, ressaltou a secretária.

Participantes aprovam a iniciativa

A moradora do bairro Marine, Elisangela Lima, acompanhava o pai no Hospital Conde Modesto Leal e garantiu que o projeto contribui para auxiliar as mulheres.

“É importante repassar esse tipo de informação para outras pessoas. Muitas mulheres precisam de ajuda e devem saber que não podem ficar caladas e se conformar. Elas não estão sozinhas”, afirmou.

Laysa Antunes, coordenadora administrativa da UPA de Inoã, pontuou o papel da ação realizada na unidade, unindo acesso à informação e mobilização para pacientes e colaboradoras.

“A intenção do evento foi levar à UPA mais conscientização sobre o Agosto Dourado, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Com isso, informamos às colaboradoras e à população presente sobre a importância de denunciar e os canais para isso, ajudando a diminuir os índices de feminicídio e a violência enfrentada pelas mulheres em geral”, concluiu.

Sobre o Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional, criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher, com destaque à Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que completa 17 anos em 2023. Em Maricá, diversas atividades de conscientização e mobilização estão sendo realizadas durante todo o mês, incentivando diálogos e divulgação de informações sobre o tema.