Agricultura urbana de Maricá é tema de reportagem do Globo Rural

domingo, 10 abril 2022

No último domingo (03/04), a Prefeitura de Maricá foi notícia em uma longa reportagem do Globo Rural, da TV Globo. Em 9 minutos e 39 segundos de matéria, foi mostrado nacionalmente as plantações urbanas, trazendo o ciclo completo da agricultura familiar: as praças com hortas; os terrenos públicos, que eram baldios, e agora produzem alimentos; a feira municipal onde são vendidas as colheitas; e a população recebendo gratuitamente produtos frescos das hortas colhidos no pé. Ainda lembraram que os alimentos abastecem as escolas municipais, com mais de 30 mil refeições por dia; o restaurante popular (700 refeições por dia); e Instituições de Longa Permanência para Idosos. Toda produção somando 80 toneladas de alimentos por ano.

A cidade litorânea, antes subsidiada pelo Turismo e nos últimos anos pela extração de Petróleo, está se reinventando e encontrando espaços múltiplos de gerar bem-estar e noção de comunidade para seus moradores. A gestão de Maricá, também atenta à nutrição e saúde da população, viu na última greve dos ônibus e desabastecimento de legumes, verduras, hortaliças e frutas um motivo para ser mais independente nessas colheitas. Atualmente, revive sua vocação rural e trouxe para perto o cuidado com as plantações.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Júlio Carolino, destacou no programa este passo transformador para a cidade: “Olhamos várias áreas rurais e falamos: nós temos que colocar essas áreas para produzir, que, minimamente, a gente teria como se sustentar por 10, 15, 20 dias. E podemos ser os celeiros produtores para as cidades próximas, como Rio e Niterói. Nós quebramos a inércia. Agora, é ganhar velocidade”. Os moradores Francisco Alves e Ivani Ribeiro, entrevistados na Praça Agroecológica de Araçatiba, comentaram como é bom ter produtos de hortifruti gratuitamente por intermédio da Prefeitura. Dona Ivani, que nos deixou em fevereiro, recebeu uma homenagem ao fim do programa.

O arquiteto da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Francisco Lameira, ressaltou o trabalho de construção da horta do centro com 34 canteiros e cerca de 80 produtos, como berinjela, tomate, manjericão, alho-poró, mandioca, pimenta.  O agricultor, Élcio Ferreira, militar de reserva, e o comerciante José Rosa também foram entrevistados para contar sobre a experiência na manutenção produtiva de um terreno da prefeitura de 30 mil m² em regime de comodato, com plantação de mandioca, banana, quiabo, milho, etc.

Clique aqui para acessar o Globoplay (https://globoplay.globo.com/v/10446634/) com matéria do Globo Rural do domingo (03/04) sobre a agricultura urbana de Maricá; e aqui para acessar a reportagem no portal G1 (https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/04/03/hortas-urbanas-resgatam-agricultura-familiar-em-marica-no-rj.ghtml).