Assistência Social distribui água mineral para população de Itaipuaçu e Inoã

Cada morador pôde levar para casa um fardo com seis garrafas de 1,5 litro doado pela concessionária Águas do Rio

segunda-feira, 8 abril 2024

Foto: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, distribuiu nesta segunda-feira (08/04) dez mil garrafas de água mineral para moradores de Itaipuaçu e Inoã, que ainda sofrem com a falta de abastecimento de água desde a última quarta-feira (03/04). A ação foi uma parceria com a concessionária Águas do Rio, que disponibilizou a quantidade de água para a população. A entrega foi realizada na Escola Municipal. Marquês de Maricá, no Jardim Atlântico Leste, e cada pessoa pôde levar um fardo com seis garrafas de 1,5 litro.

“Essa ação, em parceria com a Águas do Rio, é fundamental para amenizarmos os transtornos causados pela interrupção do abastecimento, e para garantirmos o acesso a água que é um direito humano essencial à vida. Esperamos que a situação logo se resolva. A população pode contar com apoio da prefeitura para juntos buscamos soluções e a resolução para a falta de abastecimento”, disse o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.

Antes do horário marcado, já havia uma fila do lado de fora da unidade escolar aguardando o início da distribuição, que começou às 9h. Os moradores eram identificados ao apresentar sua documentação pessoal e cada um deles levou um fardo de água para casa. O movimento foi considerado tranquilo durante todo o dia.

Uma das primeiras a receber a água foi a comerciária Monique Ribeiro Alves, que mora na Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga 66) e disse que as garrafas vão ajudar também a cozinhar. “A água do meu poço é ferruginosa e aí fica difícil para fazer comida. Essa água vai nos ajudar bastante”, garantiu ela, que tem 63 anos.

Já o motorista Paulo Alves, de 40 anos, afirmou que o poço que tem em casa, na Rua Eduardo Carlson (antiga 61), vem servindo somente para a higiene pessoal. “Foi muito bom poder buscar essa água aqui, porque vamos conseguir beber e preparar as refeições até tudo se normalizar”, avaliou ele. “Estão sendo dias muito difíceis para nós, mas a ajuda é muito bem-vinda”, ressaltou.

A mesma avaliação foi feita pelo carpinteiro Paulo José Souza, que mora na Rua Jupira Silva (antiga 56). “Fico muito grato pelo que estão fazendo por nós, porque estamos passando muita dificuldade com essa situação”, contou o morador de 59 anos, que vive com a esposa, a filha e a neta na mesma casa.

Abastecimento

De acordo com a concessionária Águas do Rio, a previsão é que o abastecimento deverá estar normalizado até esta terça-feira (09/04), cerca de 72 horas após a retomada de 100% da operação da estação de tratamento do Laranjal, em São Gonçalo, que abastece os bairros de Maricá. A captação de água do sistema Imunana-Laranjal foi interrompida na quarta-feira passada, depois que técnicos constataram a presença, em níveis acima do permitido, da substância tolueno – usado na fabricação de solventes e combustíveis – no canal onde a água é captada para tratamento. A produção foi retomada na noite de sexta-feira (05) e, no dia seguinte, o tolueno não era mais encontrado nas amostras analisadas.

A Águas do Rio reforçou seus times de manutenção, operações e montou um laboratório móvel para identificar e resolver com agilidade os problemas gerados pela interrupção prolongada do abastecimento. Além disso, está realizando a entrega de água mineral para instituições públicas dos municípios atendidos. A empresa orienta que os moradores continuem usando água apenas em atividades essenciais e limpem suas caixas d’água para garantir a qualidade da água em suas torneiras.

A concessionária seguirá com o plano de contingência adotado para atender serviços essenciais até que o abastecimento seja integralmente normalizado, utilizando 58 caminhões-pipa e duas balsas-tanque – uma com capacidade de 350 mil litros e a outra com 450 mil litros, para atendimento prioritário a hospitais e clínicas de urgência e emergência.

A Águas do Rio está disponível pelo telefone: 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.