Atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal mobilizam a população

Nas unidades de saúde, profissionais compartilharam orientações sobre higiene oral, entregaram kits e esclareceram dúvidas

quarta-feira, 20 março 2024

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (20/03), uma série de dinâmicas para marcar o Dia Mundial da Saúde Bucal nas unidades de saúde da cidade. As ações incluíram escovação supervisionada por profissionais da área, aplicação de flúor, entrega de kits de higiene oral, além do compartilhamento de diversas orientações, com foco na importância de escovar os dentes e utilizar o fio dental regularmente. As atividades aconteceram simultaneamente nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Boqueirão e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.

Em outra frente, as crianças que participaram da programação também contaram com dinâmicas lúdicas, como a entrega de desenhos ligados à saúde bucal para colorir e a presença de itens que simulam estruturas relacionadas à boca, como dentes e escovas dentárias.

Para Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas do município, a iniciativa representa o impacto do cuidado bucal e estimula mudanças de hábitos.

“De acordo com dados da OMS, quase metade da população mundial apresenta algum tipo de doença bucal, o que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Bucal, disseminamos informações sobre a prevenção e incentivamos os usuários a realizarem a higiene bucal de forma diária e correta. Assim, tornamos as ações mais efetivas e garantimos mais saúde para a população”, destacou.

Na UPA de Inoã, única unidade de urgência com serviço de emergência odontológica 24 horas na região, os participantes aprovaram as atividades. Mayara da Silva, mãe do pequeno Samuel, afirmou que a ação foi feita de forma lúdica e atrativa para as crianças.

“Como meu filho tem 2 aninhos, temos que estar do lado ensinando e fazendo brincadeiras para ele se acostumar a realizar a higiene bucal. Ele gostou muito da dinâmica e ainda ganhou um brinde, o que tornou o dia mais especial”, garantiu.

Participação dos moradores nas USF e no CEO

Na USF ACS Nathan da Silva Noronha, que fica na localidade Saco das Flores, as dinâmicas de estímulo à saúde bucal tiveram a adesão dos usuários da unidade e dos alunos do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Sidnéia da Silva Costa, localizado próximo à USF. Patrícia Militão, de 36 anos, levou a pequena Lívia, de 6, para participar da dinâmica ao lado da escola e ressaltou sua importância.

“Achei essa atividade muito boa e educativa, principalmente pela Lívia aprender mais sobre como fazer a escovação e possíveis problemas bucais. Ela recebeu um kit de saúde bucal e vou colocar na mochila para ela utilizar na escola, o que é importante”, pontuou.

No CEO do Boqueirão, Patrícia Nunes, de 41 anos, levou o filho Caleb para participar da ação. A criança já realiza o tratamento de ortodontia no local e a mãe garantiu que a programação fez a diferença no cuidado.

“Foi tudo interessante e importante, porque, muitas vezes, visamos mais a saúde física e deixamos a parte bucal de lado. Com a orientação da profissional, descobri que o Caleb tem língua geográfica, uma condição que eu não conhecia. Assim, saio daqui também com novos conhecimentos”, concluiu.

Maricá conta com rede de cuidados odontológicos

No município, a população que precisa de atendimentos ligados à saúde bucal conta com acolhimento qualificado. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), porta de entrada da rede de cuidados, a população tem à disposição equipes de saúde bucal prontas para atender às necessidades de rotina, que não configuram elevado grau de complexidade. Nesse caso, o morador com demandas odontológicas, deve procurar a USF de referência, ou seja, aquela que atende a região onde reside.

Após consulta de saúde bucal na USF e identificada necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o CEO, localizado no Boqueirão, com marcação através da Central de Regulação do município. Além disso, na UPA de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda, sem necessidade de agendamento, um diferencial na Região Metropolitana 2.