Celebrar Maricá anuncia vencedores do concurso cultural

Decorações de casas, condomínios e vitrines foram premiadas pela CDL, em parceria com a Prefeitura

terça-feira, 27 dezembro 2022

Foto: Leonardo Fonseca

O concurso cultural Celebrar Maricá 2022, que premia as vitrines de lojas, casas e condomínios com as mais belas decorações natalinas, divulgou na segunda-feira (26/12) os vencedores das três categorias participantes. O Concurso Cultural de Fachadas é idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá (CDL), com apoio da Prefeitura de Maricá e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Maricá C&VB, Rota Gastronômica e Associação Guias de Maricá. Ao todo, 117 casas, 20 condomínios e 88 vitrines se inscreveram nesta que é a 4º edição do concurso, totalizando 225 participantes.

Os vencedores na categoria condomínio foram o Bosque dos Lordes, no bairro Marques de Maricá e Pedra Verde, em Ubatiba, que ficaram em 1º e 2º, respectivamente, e que ganharam como prêmio uma TV de 43 polegadas e uma Fritadeira Air Fryer 12 litros. “O meu primeiro lugar de condomínio foi pela decoração com muita luz, mas com uma decoração bastante detalhada de Natal. Ficou muito bonita”, comenta a jurada Bianca Branco.

Já na categoria casas, o prêmio ficou com Sylvio Ennes em 1º lugar e Eloise Rosa em 2ºlugar. Ambos ganharam como prêmio uma TV de 43 polegadas e Fritadeira Air Fryer 12 litros. “A casa de Sylvio mostrou para mim uma boa criatividade com materiais recicláveis e leve brilho nas peças que compunham o presépio, sem deixar de mostrar um brilho equilibrado e uma boa harmonia na montagem”, conta o jurado Valdir Calado.

Quando o assunto é decoração de vitrine de loja, o 1º lugar ficou com a Be Happy Kids, o 2º com o salão de beleza Vita Fashion e o 3º lugar com a Wolf Multimarcas. Como prêmio, R$ 1500, R$ 1000 e R$ 800 para 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. “Quando construímos uma vitrine, contamos uma historinha. Temos o intuito de despertar sentimentos e memória afetiva das pessoas para aquela respectiva marca. Minha escolha como melhor vitrine foi a marca “Be happy Kids”, por sintetizar todas as emoções do Natal, refletidas pelo olhar do seu público-alvo, as crianças, de maneira linda, lúdica e surpreendente. Outro ponto foi a grandeza da ideia, muito original, usando cartinhas escritas pelas crianças e o uso de matérias recicláveis de forma extremamente criativa e bem acabada. Para finalizar, a emoção da concorrente mostrou o tamanho do carinho envolvido em todo processo”, avalia a jurada Edwiges.

Os jurados

O resultado saiu após avaliação de diversos quesitos pelos três jurados: Valdir Calado, vitrinista, cartazista e letrista formado pelo Senac há 50 anos, professor de desenho e capoeira em Maricá há 30 anos; Bianca Branco, artista plástica e artesã̃ há mais de 30 anos, autodidata com exposições nacionais e internacionais atuando também na área de produção e direção de arte; e Edwiges Perez, com graduação em Marketing com foco em Moda, vasta experiência na área de montagem de vitrines, tendo trabalhando em grandes empresas do país. Atualmente, é docente no Senac – RJ e ministra cursos de Vitrine/Visual Merchandising.