Ciência, Tecnologia e Formação promove premiação de Novos Pesquisadores

Evento ocorreu na noite de sexta-feira (02/02) e destacou alunos e professores melhores colocados no projeto

sábado, 3 fevereiro 2024

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, promoveu nesta sexta-feira (02/02) a premiação da 6ª Edição do Prêmio Novos Pesquisadores no Rotary Club (Rua Pastor Alcione Sobral, 5, Caxito). Os competidores escreveram um artigo científico focado na cidade Maricá, com objetivo de solucionar os desafios urbanos encontrados no dia a dia do município. Também foi pré-requisito ser aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, IX fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, das redes pública e privada. Os três alunos e professores melhores colocados receberam um notebook cada um.

“É com uma imensa satisfação que estamos aqui hoje para falar sobre ciência. Saber o que aconteceu na vida, na terra, para que a gente nunca negue a ciência e a importância que é pesquisar, ter curiosidade. É por isso que pesquisa é curiosidade e tem um serzinho mais curioso do que criança?! Então a gente tem que alimentar esse espírito científico de pesquisadores desde pequeno. Queremos fomentar mais e mais a curiosidade por pesquisar!”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Luiza.

Foram abordados temas ambientais, históricos, sociais, econômicos, arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico, além de iniciativas para inovação e ética com relação aos direitos humanos.

Clara Soares Peixoto, estudante do 3° ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Avançado Maricá, destacou a emoção em receber o prêmio.

“Foi uma oportunidade linda participar do Prêmio Novos Pesquisadores. Eu me sinto muito feliz, muito realizada pela conquista de produzir um artigo científico. Escrever alguma coisa que eu gosto, que eu tenho interesse, que é a área que eu quero estudar, que é a educação física. Pensando na minha cidade, na cidade onde eu estou construindo minhas vivências, minha vida, pensando na minha rotina e poder analisar como funciona a parte de identidade pesquisadora. Perceber as qualidades que isso tem para os moradores da cidade. Então foi algo muito prazeroso. E o computador é só uma recompensa que um trabalho de algum tempo”, disse a moradora do Flamengo que fez o ártico com nome “Viver a cidade: experiências ao ar livre e qualidade de vida”.

Com a mesma emoção, a estudante do 9° ano da escola Joana Benedicta Rangel, Thainara Lima, que escreveu sobre o “Enfrenta a violência contra crianças e adolescentes em Maricá: o olhar público municipal sobre as vítimas”, também agradeceu pela oportunidade. “Foi muito emocionante eu, confesso, não esperava. Na verdade eu tinha só um pouquinho de esperança que ia ganhar. O projeto é muito interessante e incentiva os jovens a pesquisarem”, disse.

Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores teve a sua primeira edição em 2017 e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação e tem por objetivo estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica em ações e procedimentos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a curiosidade, a criatividade, o interesse e resgate histórico, o questionamento à realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos, o diálogo com os saberes locais, a problematização contextual, o levantamento e a resolução de problemas, e a produção escrita de artigos que tragam o município onde vivem como alvo da investigação e da discussão.