Cine Henfil promove especial Charles Chaplin neste fim de semana

Sessões gratuitas acontecem de sexta a domingo em três horários com exibições dedicadas ao maior nome da era do cinema mudo

quarta-feira, 7 junho 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma programação especial para o próximo final de semana com a exibição de filmes do ator, diretor e produtor de cinema Charles Chaplin, maior nome da era do cinema mudo. A mostra ocorrerá no Cine Henfil, no Centro, com sessões às 15h, 17h e 19h, entre sexta-feira (09/06) e domingo (11/06). Um dos filmes exibidos será “Tempos modernos”, uma das obras mais importantes do artista, que lança um olhar crítico sobre o sistema capitalista e os meios de produção industrial. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

Sobre o cinema

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Sexta-feira (09/06):
19h – Tempos Modernos

Sábado (10/06):
15h – O Circo
17h – Em busca do ouro
19h – O grande ditador

Domingo (11/06):
15h – O garoto
17h – Luzes da cidade
19h – Luzes da Ribalta

Sinopses:

Luzes de Ribalta – Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.

Luzes da Cidade – Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

O Garoto – Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido . A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.

O Grande Ditador – Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas. Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.

Em Busca do Ouro – No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).

Tempos Modernos – O icónico Vagabundo (Charles Chaplin)está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.

O Circo – Um batedor de carteiras está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.