Comar registra quase 2.500 solicitações em um ano de atividades

Centro de Operações de Maricá monitora a cidade com 566 câmeras e é responsável pela integração com órgãos municipais e estaduais

sexta-feira, 19 abril 2024

Foto: Elsson Campos

O Centro de Operação de Maricá (Comar) registrou 2.448 solicitações diversas, entre trânsito, mobilidade, captura de animais, deslocamentos de ambulâncias e ações de meio ambiente, durante o primeiro ano de atividades. Do total de solicitações recebidas, 1.950 foram resolvidas em 50 bairros do município. As principais demandas foram das regiões mais populosas, como Itaipuaçu, na localidade do Jardim Atlântico (393), Centro (303) e Inoã (111).

Criado pela Prefeitura em 8 de março de 2023, o Comar funciona 24 horas, nos sete dias da semana, no segundo andar do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, 249). O espaço conta com 12 grandes televisores (chamados de videowall), que transmitem imagens captadas pelas 566 câmeras de monitoramento que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

No local, os órgãos municipais (secretarias de Proteção e Defesa Civil, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, autarquias Serviços de Obras de Maricá – Somar, Empresa Pública de Transporte – EPT – e Companhia de Saneamento de Maricá – Sanemar) trabalham integrados com instituições estaduais (entre elas, o Departamento de Estradas e Rodagem – DER -, Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Rodoviária) e as concessionárias de serviços público Águas do Rio e Enel. A integração permite agilizar o deslocamento das equipes para o atendimento das emergências.

Levantamento feito pelo Comar identificou o pico dos horários e dias de solicitações, o que refletiu em uma atenção reforçada das equipes. Aos domingos, as maiores solicitações ocorreram às 10h e às 16h, nas segundas às 12h, terças às 9h e 11h, quartas às 12h, quintas às 11h, sextas às 12h e nos sábados às 10h.

“É muito importante essa integração para manter a cidade controlada, onde os órgãos são acionados imediatamente. Um aviso para quem faz bandalhas na cidade. Muitas multas do DER e da Policia Rodoviária Estadual são aplicadas da sala de monitoramento porque é possível aproximar as placas dos veículos”, afirma Victor Silveira, secretário do Comar.

As chamadas de emergências também são enviadas para a central de monitoramento pelos 20 totens instalados na cidade, chamados de Olhar Digital, que contam com câmeras e alto falante, de onde podem ser solicitados serviços de emergência em saúde (ambulâncias). Um sinal de telefone é direcionado para o Comar e encaminhado para o setor responsável. O Comar conta também com redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook, que auxiliam na comunicação com a população em tempo real.

Apoio a eventos

Outra atribuição do Comar é o apoio às secretarias e autarquias municipais no planejamento de obras e grandes eventos da cidade. São feitos grupos de trabalho com representantes dos setores envolvidos na demanda, como por exemplo o aniversário da cidade, a festa da padroeira e grandes obras, como o elevado do Flamengo, entre outros.

“A gente reúne todos os órgãos para cada um saber o que fazer num prazo determinado. Isso tem nos ajudado a organizar melhor a cidade”, explica Victor.

O Centro de Operações ainda tem atenção voltada ao transporte público e em problemas que causem interferências viárias, como a fluidez do trânsito, obstrução de vias, problemas nas rodovias que cortam a cidade, buracos que podem ocasionar acidentes e incêndios. As demandas que chegam no Comar referente à Segurança Pública são encaminhadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOSP.