Congresso do Amanhã: Aluno prodígio abre segundo dia de evento

Segundo colocado no Prêmio Novos Pesquisadores, João Vitor Santos falou sobre o Canal da Costa, em Itaipuaçu

terça-feira, 2 abril 2024

Foto: Clarildo Menezes

Em seu segundo dia, o Congresso do Amanhã teve uma atração local já na abertura nesta terça-feira (02/04). A primeira palestra da maratona foi do segundo colocado do Prêmio Novos Pesquisadores 2023. Com apenas 14 anos, João Vitor Santos falou de seu trabalho de pesquisa sobre o Canal da Costa, em Itaipuaçu.

Segundo o aluno da E.M. João Monteiro, no Recanto, o trabalho contou com bastante memórias de família.

“Meu avô trabalhou na construção do canal e eu sempre ouvi falar dessa obra. Toda a pesquisa teve um fator sentimental, de memória afetiva mesmo, além de chamar a atenção para a conservação do leito e do ecossistema”, disse o jovem, que atualmente cursa o 1º ano do ensino médio.

João também circulou por alguns estandes do evento, que se dividem entre instituições de ensino superior e órgãos do governo municipal, onde também estavam alunos do programa Passaporte Universitário. Fabiana Ferreira, de 45 anos, que estuda Nutrição pelo programa, contou que estava animada com o congresso.

“Estou circulando para conhecer bem e gostei de alguns projetos, como o da Sanemar. Para mim está tudo muito bom, muito interessante, porque a gente fica sabendo de uma série de projetos futuros”, afirmou ela, que é moradora de Ponta Negra.

Com o tema: “Do Mar de Maricá à Sustentabilidade do Brasil”, o congresso é uma celebração da interseção entre inovação, ecologia e os objetivos de desenvolvimento sustentável, com exposições, oficinas e palestras sobre sustentabilidade, educação, saúde e tecnologias limpas. São 82 palestrantes de universidades, como UFRJ e UFF, e das autarquias municipais – Instituto de Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) – para contribuir com ideias de um planeta mais sustentável. O evento, com entrada gratuita, acontece até esta quarta-feira (03/04) em Araçatiba, no espaço montado ao lado do aeroporto municipal.

Programação 03/04 (quarta-feira)

10h – Credenciamento – SCTF
12h – Almoço
13h – Formação PU: Dengue e outras Arboviroses ,o que precisa saber?
Estevão Alves de Souza e Edson Siqueira de Souza/ SAÚDE 14h Mudanças Climáticas : Desafios globais, soluções locais Prof. Alex Vieira – ICTIM
15h – Economia Azul Profª. Dr. Patricia Sena- Unilasalle
15h30 – A academia e o Mundo Corporativo
Dr. Henry J. Kupty- Unilasalle