Covid-19: Maricá promove mudanças temporárias na vacinação com a bivalente para evitar a falta de doses

Vacina passa a ser aplicada somente nos grupos prioritários. Público em geral deve aguardar a chegada de novas remessas para receber o imunizante

quarta-feira, 3 abril 2024

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir desta quarta-feira (03/04) alterações temporárias na aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, buscando evitar o desabastecimento até a regularização da chegada de doses, entregues ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, a vacinação com a bivalente está mantida momentaneamente apenas para os grupos prioritários, que devem receber um reforço semestral ou anual do imunizante, a depender do grupo que faça parte. O público em geral deve aguardar a chegada de novas remessas para iniciar o esquema com a bivalente ou completá-lo.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o reforço com a bivalente é aplicado semestralmente (a cada seis meses) para os seguintes públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos, além de gestantes e puérperas. A vacina é aplicada anualmente em indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores de saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

A imunização com a bivalente é fundamental para oferecer segurança em relação à Covid-19 e evitar quadros graves da doença. A vacina oferece proteção atualizada, que inclui as variantes mais recentes, como a Éris. Na cidade, os grupos prioritários podem receber esse reforço de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central, São José 2 e Jardim Atlântico, assim como nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã das 9h às 16h.

Imunização de rotina para as crianças

A partir deste ano, a vacina contra a Covid-19 passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a 4 anos, ou seja, fazendo parte da rotina de imunização da faixa etária. Para esse público, o esquema vacinal é composto por três doses da Pfizer baby, com a primeira aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. A vacinação infantil contra a Covid-19 acontece às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h.