Cultura Celebra o Mês da Consciência Negra

Evento contou com roda de conversa, show, oficina de trança afro, apresentações e muito mais no polo do Centro

quinta-feira, 16 novembro 2023

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Maricá das Artes, promoveu nesta quinta-feira (16/11) o evento “Aquilombar-se: eu sou porque nós somos”, para celebrar o mês da consciência negra. A ação aconteceu no polo do Maricá das Artes do Centro, e reuniu oficina de afro tranças – de raiz ancestral ao fio cultural, mostra de artes com obras de Luís Nassor e exposição de tecidos africanos – ‘(Des)cubra-se’ com o Yosseph Carvalho, apresentação de dança Afro e bate-papo com o cartunista e ativista das causas negras Ykenga para a exibição de seus livros e charges e com o historiador João Victor Felisbino Pinheiro.

“Faz parte da história de Maricá. Esse mês tão importante para a cultura preta de nossa cidade. Marcar esta data com um grande quilombo, dentro do maior espaço cultural da Secult, torna-o ainda mais significativo. Estamos no mês da consciência negra, é importante sempre lembrar e saudar Zumbi dos Palmares, e outros personagens como Dandara, Maria Quitéria, Luiz gama, Carolina Maria de Jesus, Carlos Narigudos, Gilberto Gil, Mano Brown”, disse o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

O evento também contou com uma feijoada de integração com música afro brasileira, prêmio “Memórias e diálogos culturais”, homenagens matriarcas da cidade de Maricá, show com Jordan Tributo as Divas Negras do Pop – Beyoncé, Iza, Ludmilla, Janet Jackson, exposição de fotografia Gustavo e uma roda de samba com Jô Borges e muito mais.

As atividades foram afrocentradas e buscaram, de acordo com os organizadores, a “qualidade das intervenções culturais, através de uma ocupação plural e diferenciada, onde o foco foi pontuar a luta contra o racismo estrutural, através de linguagens como a dança, oficinas e artes em geral”

“Agradeço quem organizou o evento. Essa data é importante para celebrarmos e mostrarmos a nossa cultura. Evento de suma importância para a nossa sociedade”, disse o cartunista e ativista das causas negras Ykenga, que deu uma palestra.

O evento teve como objetivo fortalecer a união do povo preto em torno de sua luta. A moradora de Maricá, Maria Antônia, de 50 anos, esteve presente no evento e agradeceu pelas trocas nas rodas de conversa. “Sou mulher e sou preta. Que evento bonito, celebração da cultura. Eu só tenho a agradecer. Passei por aqui e me deparei com esse evento maravilhoso e com uma troca de experiências e vivências incríveis”, comentou.