Cultura Rock Praia: Primeira noite tem público animado mesmo com chuva

Bandas Uns e Outros e Francisco El Hombre são os destaques entre os sete artistas nos palcos Gaia e Futuro

sexta-feira, 13 outubro 2023

Fotos de Marcos Fabrício

O primeiro dia do Cultura Rock Praia teve muita animação dos fãs do bom e velho rock and roll, apesar da chuva que caiu na noite de quinta-feira (12/10) na arena montada na Avenida João Saldanha, Barra de Maricá. O público assistiu a shows de artistas locais como a Banda Cult (que homenageou Rita Lee), Roller Coasters, Mamuttes e a Blues Boy Band (tributo a Celso Blues Boy), além do guitarrista Kadu Motta. O destaque foram as bandas Francisco El Hombre e Uns e Outros, que levantaram a plateia.

O evento é promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, e vai até este domingo (15/10). Para o secretário Leandro Dasilva, o festival é importante para marcar o espaço do rock nos eventos oficiais do município e também propagar a ideia da sustentabilidade, através dos artistas que participam.

“Foi uma proposta do prefeito Fabiano Horta trazer a ideia de sustentabilidade para Maricá. Com a imensa projeção que o rock alcança, cremos que essa proposta pode se expandir. Além disso, temos ainda nossos artistas locais e podemos dar a chance a cada um de dividir o palco com nomes reconhecidos em todo o país. Queremos que este evento se torne anual”, adiantou Leandro.

O elenco do festival se revezou entre os palcos Futuro e Gaia, ambos com estrutura semelhante de ‘boca-de-cena’ e bastidores. Em razão da chuva, no entanto, o palco Futuro teve de ser desativado antes do show do Uns e Outros, que seria o penúltimo da noite. A banda carioca se apresentou no palco Gaia, depois do animado show de Francisco El Hombre. A banda formada há dez anos em Campinas (interior de São Paulo) levantou o público com um som de muita percussão e influências latinas, além de letras de caráter crítico como “Tá com Dólar, Tá com Deus” e o sucesso “Triste, Louca ou Má”.

Quando subiu ao palco, o Uns e Outros pediu ao público para chegar mais perto do palco e a área destinada à imprensa foi liberada. Em seguida, a banda desfilou sucessos de seus 40 anos de carreira como “Dias Vermelhos”, “Dois Gumes”, “Notícias do Leste” e a clássica “Carta aos Missionários”, além de covers de bandas contemporâneas como “Camila, Camila” (do Nenhum de Nós, que toca domingo no festival) e “Pros Que Estão em Casa” (do Hojerizah).

“Maricá e a Região dos Lagos fazem parte da nossa história, sempre tocamos por aqui. Para nós é uma honra abrir esse festival com tanta gente boa participando. Um espaço como este é fundamental para o rock, com esses dois palcos maravilhosos, temos certeza de que se tornará um evento anual de muito sucesso”, disse o vocalista Marcelo Hayena antes de subir ao palco, junto com Gueu Torres (baixo), Raul Dias (guitarra) e Bruno Baiano (bateria).

Novas gerações na plateia

O público que participou da primeira noite era composto por gente de todas as idades, algumas transmitindo o gosto pelo rock and roll para a nova geração. A empresária Sônia Amorim, de 55 anos, mora em Cordeirinho e levou as netas Ana Beatriz, de 15 anos, e Maria Fernanda, de 13, que moram na Taquara (Zona Oeste do Rio). “Trouxe para elas verem como é o ambiente do rock, e acho que faltava mesmo um festival assim na cidade. Está tudo muito bem organizado”, elogiou ela.

Quem também chamou a atenção em pleno Dia da Criança foi o pequeno Noah, de apenas 5 anos, que não parava de dançar sob o olhar dos pais. “Somos uma família de roqueiros e estamos passando isso para ele”, contou o pai do menino, o projetista solar Eduardo Batista, que não parava de elogiar o evento. “Está maravilhoso, a gente queria muito e está do lado de casa. Quero muito ver o Ira! e também a Pitty no domingo”, entregou o morador da Barra, de 55 anos.

Confira a programação do festival Cultura Rock Praia (em cada palco)

Sexta-feira (13/10)
16h45 – Hematoma (Gaia)
17h30 – Cólera (Futuro)