Defesa Civil de Maricá realiza formatura dos 60 novos guarda-vidas

Prefeito Fabiano Horta anuncia novidades para a categoria durante solenidade realizada na sede do órgão, em Itapeba

quinta-feira, 27 abril 2023

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta quinta-feira (27/04), na sede do órgão, em Itapeba, a formatura dos 60 novos guarda-vidas que vão reforçar a segurança nas praias da cidade. Os agentes foram aprovados em processo seletivo temporário realizado em janeiro deste ano.

Durante a solenidade, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, fez a entrega simbólica dos certificados aos alunos João Pedro Poggi, Lorena Ismael e Maurus Ismael e falou sobre a responsabilidade que os guarda-vidas terão a partir de agora.

“Esses agentes vão reforçar a segurança do nosso litoral, que dialoga sempre com a situação do risco do salvamento no mar. Sabemos o tamanho do nosso litoral com 46 km de extensão e da natureza da formação do nosso mar, que é um mar de tombo, com ondulações perigosas e precisamos de agentes públicos para fazer a proteção da população. Em nome do governo municipal, da cidade e do povo de Maricá, gostaria de parabenizar a todos vocês”, declarou o prefeito, que aproveitou a oportunidade para fazer dois anúncios para a categoria.

A escala de plantões dos guarda-vidas passará a ser de 12 por 60, de médio a curto prazos. E no próximo verão, os postos de guarda-vidas estarão construídos em toda a orla, para dar mais qualidade nos postos de trabalho.

Secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt falou sobre o sentimento de vitória com mais essa conquista da corporação.

“É uma grande alegria poder ver esses meninos formados, prontos para o serviço, porque aqui não formamos profissionais apenas para desempenhar suas funções. Nós cuidamos do servidor de corpo, alma e coração para fazer um trabalho de excelência para a população. Agradeço muito ao corpo de instrutores, que entrou nessa metodologia de fazer um trabalho de excelência na formação desses anjos do mar. Considerem-se formados. Parabéns!”, disse o secretário.

Orador da turma de 2023, Rodrigo Sodré falou sobre a alegria da formação. “Essa oportunidade é única e um sonho realizado de todos nós. Nossos agradecimentos aos colegas, porque depois de uma longa caminhada, chegamos ao final, alcançamos a nossa meta. Estamos todos de parabéns. O treinamento não foi fácil, mas fomos guerreiros. O trabalho que iremos desempenhar também não será fácil, mas iremos nos dedicar e vamos buscar a marca do óbito zero”, afirmou emocionado.

Morador de Itaipuaçu, o formando Maurus Ismael, 22 anos, falou sobre a honra de assumir a liderança do pelotão como xerife. “Ser guarda-vidas era meu sonho. Sou sobrinho de guarda-vidas e tenho uma família do mar. O mínimo que eu poderia fazer era assumir a frente do pelotão sendo exemplo para a tropa. É isso que eu tenho buscado fazer e vou sempre procurar evoluir cada vez mais, para salvar vidas e evitar afogamentos”, disse.

Claudson Barbosa, 29 anos, da Barra de Maricá, falou sobre a conquista de um ideal. “Sempre foi um sonho me tornar guarda-vidas e agora estou conquistando isso. Acho muito importante pela extensão da praia e com a quantidade de pessoas que se formaram agora e será possível ajudar ainda mais a população”, pontuou.

Ana Cecília Medeiros, 41 anos, concordou com o colega. “Essa é uma realização profissional da vida. E é muito importante por eu saber que eu vou estar cuidando de outras vidas, protegendo e guardando o povo maricaense”, completou a guarda-vidas que mora em Itaipuaçu.