Descarte correto de lixo é tema de campanha de conscientização em Maricá

sexta-feira, 5 fevereiro 2021

A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), iniciou nesta semana uma campanha para conscientizar os cidadãos maricaenses a descartarem seu lixo de maneira correta, evitando acúmulos desnecessários na hora que são deixados nas calçadas, à espera dos caminhões de coleta. Um panfleto com a tabela de dias e horários de cada região está sendo distribuído pelos funcionários da Somar, que também responde pela coleta de lixo.

No início de janeiro, foi iniciada uma série de ações para recolher lixo despejado em vazadouros clandestinos. Ao final de cada ação de limpeza, uma placa informando sobre a proibição de jogar rejeitos naquele ponto é instalada.

“Se o morador põe o lixo depois do horário marcado para a coleta, o caminhão só irá recolher dois ou três dias depois, dependendo do calendário. Até lá, há o risco de esse lixo se espalhar se não estiver numa lixeira e, com isso, atrair insetos e animais que transmitem doenças, sem falar no mau cheiro e na sujeira. O cidadão deve estar atento também ao acondicionamento seguro do lixo”, alertou Lucas Azevedo, um dos coordenadores da Diretoria de Coleta da Somar.

De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, quem for pego em flagrante ou for denunciado pelo descarte irregular de lixo está sujeito às multas previstas na lei municipal n° 2.380. O valor fica entre R$ 1 mil e R$ 500 mil para quem poluir o solo por lançamento de resíduos sólidos ou líquidos. Qualquer informação ou denúncia sobre despejo irregular de lixo pode ser repassada pelo telefone 3731-9633, que também funciona como WhatsApp.

Veja os horários de coleta: