Documento final do Plano de Mobilidade será apresentado nesta quinta-feira (30/11)

Terceira reunião ordinária do Conselho da Cidade é aberta ao público e acontece às 13h30 no auditório do ICTIM, no Centro

segunda-feira, 27 novembro 2023

Matheus de Almeida

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, promove nesta quinta-feira (30/11) a 3ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade para apresentação do documento final do Plano de Mobilidade de Maricá. A reunião aberta à população está marcada para as 13h30 no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), na Rua Barão de Inoã nº 80, no Centro.

O destaque da reunião será a apresentação do “Documento 7 – Relatório Final”, que não apenas oferece um panorama histórico do desenvolvimento do plano de mobilidade, mas também inclui as minutas dos projetos de lei. A reunião contará também com o grupo intersetorial formado por diversos órgãos do governo municipal como secretarias, empresas públicas e autarquias que acompanharam todo processo de desenvolvimento do plano. Para acessar o relatório, basta clicar no link: https://abre.ai/hrHh

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade de Maricá é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.

Desenvolvido ao longo de quase dois anos, envolveu 11 oficinas, incluindo encontros distritais, com gestores, oficinas temáticas de mobilidade ativa e sistema viário, além de quatro audiências públicas, a aplicação de dois questionários online e 11 pesquisas. Foram produzidos 32 documentos, englobando produtos que constitui o conteúdo consolidado, notas técnicas com o planejamento das atividades participativas, e os relatórios técnicos com dados específicos e resultados gerados.