Economista belga visita Maricá

Referência mundial em sustentabilidade, Gunter Pauli, conheceu projetos do ICTIM, da Codemar e da Secretaria Municipal de Economia Solidária

quarta-feira, 27 março 2024

Maricá recebeu, na segunda-feira (25/3), a visita do economista belga Gunter Pauli. Referência mundial em sustentabilidade, ele é conhecido internacionalmente como o criador do termo “Economia Azul”, um conceito para se referir ao uso sustentável dos recursos proporcionados pelos oceanos.

A jornada começou no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Gunter e a comitiva foram recebidos pelo diretor de Tecnologia, Marcio Campos, que apresentou alguns dos projetos, como as Incubadoras de Inovação Social, o Programa de Iniciação Científica (PIC) e as encomendas tecnológicas.

“A presença do Gunter aqui na cidade reforça as iniciativas que nós já estamos fazendo de desenvolvimento local. A lógica que ele traz e que queremos conhecer melhor é justamente de aproveitar o que existe de recurso no território, fazendo com que as cadeias produtivas se fixem localmente, potencializando a criação de produtos, serviços, empresas e empregos dentro do município”, ressaltou o diretor.

No encontro, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) foi representada pelo diretor de Economia Solidária, Eugênio Soares. “Os projetos que buscam o desenvolvimento do território são prioridade também na Codemar, mas como em toda Maricá. Temos uma capilaridade de ações que hoje são referência no país e no mundo”, disse o diretor.

A comitiva seguiu para uma visita à Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto do ICTIM, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Por fim, foi a vez do Banco Mumbuca, que pertence à Secretaria Municipal de Economia Solidária. A presidente Manuela Mello apresentou as instalações do banco e explicou o modelo da Moeda Social Mumbuca, na presença também do deputado federal Elton Welter (PT-PR).

“Maricá tem um exemplo extraordinário. O mundo pode aprender com o que vocês têm feito. Agora, temos que assegurar que vocês vão seguir melhorando, inovando, porque precisamos de muito mais para erradicar a pobreza. Vocês já executam muitas das ideias de Economia Azul que venho trabalhando, na realidade de Maricá. A ideia é mudar o modelo de negócio para que vocês controlem a totalidade da cadeia econômica”, afirmou Gunter.

Presentes ao encontro também a subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Ana Asti, o diretor da Fundação Zeri, Lúcio Brusch, que representa os projetos de Gunter Pauli no Brasil e América Latina, o produtor cultural Marcelo Caldas, o coordenador de Economia Azul e Baías/Seas, Márcio Santa Rosa, a superintendente de Recursos Hídricos/Seas, Moema Versiani, e a produtora Lilian Diniz.