Emar capacita candidatos aos cargos de conselheiro tutelar de Maricá

Eleição acontece no dia 1º de outubro e a escolha será feita por meio do voto dos moradores do município nas zonas eleitorais da cidade

segunda-feira, 21 agosto 2023

Foto: Katito Carvalho

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá, a Escola Municipal de Governo (Emar) promove no próximo dia 30 de agosto um curso de capacitação para os 36 candidatos que disputam a eleição para as oito vagas nos dois Conselhos Tutelares de Maricá. A diretora da Emar, Maria Inez Pucello, informou que é uma capacitação preliminar dos aprovados no processo seletivo que aconteceu no dia 16 de julho.

“A escola sempre teve esse papel de somar com as capacitações. É importante que se faça essa capacitação, porque virão elementos com uma visão nova, considerando que Maricá tem dois conselhos tutelares, a cidade cresceu absurdamente e temos uma grande quantidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O trabalho social deve acontecer o tempo todo”, afirmou.

O curso terá duração de quatro horas e é a primeira vez que acontece no município. A diretora da escola explica que passou a ser uma exigência do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente. Os candidatos vão aprender introdução ao ECA, ética profissional, atribuição do Conselho Tutelar e a importância de uma campanha limpa. A aula será ministrada pelo professor de serviço social, Rodrigo Lima, que coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão de Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da UFF (Nudis).

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá (CMDCA), Sylvia Cantuária, disse que o curso se destina a passar aos candidatos as regras da campanha, que terá início em 1º de setembro e vai até o dia 30. A eleição acontece no dia 1º de outubro e a escolha dos conselheiros será feita por meio do voto dos moradores do município, das 8h às 17h. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e experiência comprovada na área.

A após o pleito, os oito eleitos e seus suplentes retornam a Emar para uma nova capacitação, onde irão aprender a respeito de suas atribuições.

Um comentário em “Emar capacita candidatos aos cargos de conselheiro tutelar de Maricá

1. Imensamente Feliz em saber que a cidade de Maricá avançou na implantação e implementação dos conselhos municipais de defesa dos direiros dos cidadãos. Sou aposentada, participei ativamente para a implantação do Conselho Municipal de Assistência Social dessa cidade, quando representante da Er/Sas/Rj, do Ministério da Previdência e Assistência Social. Hoje aposentada moro em Maricá e acompanho com entusiasmo a evolução das políticas sociais aqui desenvolvidas.