Escolas de Maricá começam a receber aulas de educação ambiental

Projeto iniciou na segunda-feira (21/08) e tem como objetivo conscientizar os alunos, a partir do 6º ano do ensino fundamental, sobre a importância da preservação ambiental

sexta-feira, 25 agosto 2023

Foto: Divulgação

A Escola Municipal João Monteiro, em Itaipuaçu, foi a primeira a receber o Programa de Educação Ambiental (Pream) da Polícia Militar, por meio da parceria da Prefeitura de Maricá, com apoio da Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O projeto iniciou na última segunda-feira (21/08) e tem como objetivo conscientizar alunos, a partir do 6º ano do ensino fundamental, sobre a importância da preservação ambiental, sustentabilidade e melhor qualidade de vida. Para tanto, serão ministradas aulas com conteúdo ecológico programado especificamente para o público infantil.

As escolas municipais Amanda Pena de A Soares, Vereador Osdevaldo, Clério Boechat e João Monteiro, serão as próximas a receber o projeto que será desenvolvido ao longo do semestre. No total, 647 jovens de 19 turmas, todas do 6º ano, receberão certificados como “Guardiões Mirins”.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a importância da educação ambiental na cidade.
“Maricá tem um viés de preservação ambiental muito grande. As serras de Maricá são as maiores áreas de reserva de Mata Atlântica da região, precisamos preservar isso e ter uma consciência social de preservação ambiental. A cidade vive um momento de grande expansão imobiliária, mas conseguimos preservar nossas áreas verdes e essa é uma dinâmica permanente em Maricá”, disse Horta.

Os policiais ambientais especializados e aqueles que fizeram cursos sobre o tema abordarão com os alunos, durante seis encontros teóricos, assuntos ambientais como: meio ambiente, uso inteligente da água, reciclagem, desmatamento, perigo dos balões de ar quente e fauna silvestre. Os oficiais também vão discorrer sobre o Pream e o papel da Polícia Militar através do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) como ferramenta educacional de prevenção aos crimes ambientais.

Ao final dos encontros teóricos, os alunos realizarão uma caminhada ecológica, plantando mudas de espécies nativas da flora, observando abelhas nativas e joaninhas, dentre outras atividades ecológicas.