Estudantes da Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos, conhecem o Hospital Dr. Ernesto Che Guevara

Grupo internacional teve contato com o Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, adquirindo novas experiências e entendendo o impacto da iniciativa

segunda-feira, 25 março 2024

Foto: Georges Tzoulas

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, recebeu na terça-feira (19/03) a visita de um grupo de 10 pessoas da Universidade de Tulsa, localizada em Oklahoma, nos Estados Unidos, incluindo estudantes e o professor responsável. O coletivo do curso pré-medicina da instituição norte-americana foi à unidade hospitalar para conhecer o Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, que iniciou as atividades em fevereiro deste ano e conta com equipes multiprofissionais, além de instalações de ponta, voltadas a atividades preventivas, diagnóstico e tratamento completo da doença.

Durante o momento de troca, os estudantes exploraram as instalações do serviço, conheceram os equipamentos e tecnologias utilizados para o enfrentamento ao câncer de pele, assim como receberam orientações e esclareceram dúvidas com a equipe que atua no local. Em outra frente, os alunos também puderam acompanhar pacientes em tratamento, compreendendo de forma mais próxima e detalhada o processo de identificação e tratamento desse tipo de câncer.

O grupo estadunidense elogiou o atendimento aos pacientes no espaço e a humanização do cuidado, principalmente pela aplicação da experiência ao concluírem o curso interdisciplinar, quando irão iniciar os estudos efetivamente em medicinais. No ambulatório dedicado ao Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, eles foram acompanhados por profissionais da unidade hospitalar, incluindo dermatologistas, cirurgiões plásticos e enfermeiros especializados na assistência a pessoas com essa enfermidade.

O dermatologista Fábio Baquero, coordenador do Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, explicou o processo de surgimento do setor e pontuou seu papel para o tratamento precoce.

“Notamos uma demanda por esse tipo de atendimento e iniciamos esse serviço no hospital, acolhendo os pacientes de forma mais rápida, o que contribui para o diagnóstico precoce. Com isso, trazemos melhores resultados, mais qualidade de vida e menos complicações de saúde. Na unidade, realizamos a consulta, avaliação, diagnóstico e o tratamento, incluindo o procedimento cirúrgico, o que faz a diferença”, afirmou.

Diferencial na cidade

O Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele é o primeiro do tipo no município e tem o objetivo de tratar pacientes com lesões sugestivas ou confirmadas da doença de forma referenciada, com agendamento pela Central de Regulação. No ambulatório dermatológico, é atendida a população em geral e também os trabalhadores da gestão municipal, com foco naqueles que atuam em áreas de exposição de risco ao sol.

O processo envolve consulta, biópsia, realização de procedimento e acompanhamento do paciente. A demanda pela especialidade é identificada na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou em outros serviços da rede. A partir disso, será encaminhada a solicitação à Central de Regulação para posterior marcação de consulta.

O serviço teve início em fevereiro deste ano e, em pouco mais de um mês, já foram realizadas cerca de 150 consultas e 90 procedimentos que envolvem o cuidado à doença, o que evidencia os resultados no bem-estar da população.