Feira da Agricultura Familiar movimenta o sábado em Araçatiba

Iniciativa municipal contou com venda de produtos orgânicos, livros, artesanatos, plantas e muita música

sábado, 2 março 2024

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (02/03) a Feira da Agricultura Familiar em homenagem ao mês das mulheres, na praça agroecológica de Araçatiba. A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento reuniu expositores com vendas de artesanato e produtos orgânicos; projeto Caminhão do Peixe com até 40% de desconto em pescados; distribuição de sementes, mudas e rosas às mulheres; além de show de MPB com o cantor Ronaldo Valentim.

Na primeira agenda do dia, o prefeito Fabiano Horta passou na feira, conversou com moradores e expositores, e afirmou que a iniciativa municipal é um sucesso, onde agricultores e artesãos expõem suas produções aos moradores da cidade.

“As pessoas estão aqui com a sua produção, com aquilo que tem na sua arte sendo exposta. A cidade já vive isso. Esse fomento a gente quer impulsionar em Maricá e expandir o número de feiras. Essa iniciativa de Araçatiba terá mais edições durante o mês”, adiantou o prefeito. Atualmente, o projeto no bairro acontece todo primeiro sábado do mês.

Durante o Sábado Agroecológico, os visitantes aprenderam técnicas de manejo agroecológico, esclareceram dúvidas sobre o plantio sem agrotóxicos e receberam mudas e sementes.

“Aqui é um espaço de troca e de vender os alimentos orgânicos e produzidos pelos nossos produtores locais. Agora que teremos feira toda semana vai ser legal porque vamos conseguir repassar esses produtos que são feitos com muito amor e carinho”, afirmou a secretária da pasta, Mariana Príncipe.

A feira contou com ampla variedade de artesanato e diversos produtos naturais e orgânicos, fomentando a economia local, além de incentivar a reciclagem, como sebo de livros e bolsas de retalhos.

“É a feira que eu gosto muito de participar, onde as pessoas trabalham com produtos naturais e é isso que os visitantes procuram. Temos produtos e muitas variedades aqui”, disse a expositora Lucia Iro, de 67 anos, moradora do Pindobal.