Femar começa a última etapa da capacitação de agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos

Ciclo de formação inclui mais de 300 profissionais da Atenção Primária, abordando o acolhimento e o cuidado humanizado

terça-feira, 11 abril 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), iniciou nesta terça-feira (11/04), a última turma do ciclo de formação dos agentes comunitários de saúde e dos assistentes administrativos de todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. 60 profissionais que atuam no distrito de Inoã serão capacitados durante essa etapa, recebendo orientações sobre formas efetivas de acolhimento aos usuários, linhas de cuidado, comunicação não violenta, humanização, além de mostrar o papel de cada um para oferecer serviços de qualidade à população.

Com a conclusão da turma, serão mais de 300 pessoas capacitadas nesse ciclo formativo do Qualifica Femar. Para Claudia Rodrigues, diretora de Ensino, Produção do Conhecimento e Tecnologias da Femar, isso é uma forma de melhorar as rotinas de trabalho, observando os desafios diários e aspectos que podem ser ajustados.

“Essa formação contribui para levarmos serviços de mais qualidade aos usuários, através da qualificação dos agentes comunitários de saúde e dos assistentes administrativos. Chegar à última turma é um momento de felicidade, agregando mais valor ao trabalho desses profissionais tão importantes, oferecendo novos ensinamentos e também ouvindo os relatos de cada um. A capacitação reflete no atendimento e em um SUS de ainda mais qualidade, o que é um marco para Maricá”, afirmou.

Eliene Pereira, agente comunitária de saúde da USF Carlos Alberto Soares de Freitas, foi uma das alunas da última turma. Ela destacou o diferencial da capacitação, ajudando a cuidar melhor do próximo e ampliar os horizontes profissionais.

“Trabalho na unidade desde 2017 e gostei muito de participar da formação, que nos capacita e apresenta formas de lidarmos melhor com os usuários. Dessa forma, atendemos a todos como gostaríamos de ser tratados, cuidando e lutando pela saúde de cada um. Amo meu trabalho e a formação me mostrou que podemos fazer ainda mais, seguindo um caminho que faz a diferença”, garantiu.

Femar já capacitou centenas de profissionais

A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) tambem promove formações contínuas para o público interno. Entre setembro de 2022 e março de 2023, 313 profissionais da fundação participam do curso sobre as bases do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo ensinamentos fundamentais sobre os serviços que integram o SUS na esfera municipal.

O ciclo de qualificação incluiu assistentes, assessores e coordenadores de todas as diretorias da fundação, além dos superintendentes e gerentes terem participado de momentos específicos da formação.