Guarda Municipal de Maricá forma 71 novos agentes

Servidores vão atuar em diversas frentes, como na prevenção de delitos, no controle urbano e na fiscalização de trânsito.

sexta-feira, 11 novembro 2022

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (11/11) a formatura de 71 novos agentes da Guarda Municipal em cerimônia realizada na quadra poliesportiva do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Os novos servidores vão reforçar o patrulhamento na cidade atuando em diversas frentes, como no controle urbano, na fiscalização de trânsito e na prevenção de crimes e pequenos delitos, com objetivo de dar mais segurança a moradores e turistas. Com a formação da sétima turma do concurso, o efetivo da Guarda Municipal de Maricá chega a 391 agentes, o maior de sua história.

O curso de formação, que teve duração de três meses, abordou uma série de capacitações, como uso racional da força, polícia de proximidade, defesa pessoal e primeiros socorros. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras, destacou que os novos guardas já devem atuar nos próximos eventos da cidade. “A Guarda Municipal vem em uma crescente, não só no aumento do efetivo, mas também com melhorias de estrutura e de trabalho. Estamos felizes por terminar mais essa etapa com o novo efetivo, que estará nas ruas atuando durante os próximos eventos previstos para a cidade, como o Natal Iluminado, o Réveillon e o Carnaval”, destacou o secretário.

O responsável pela pasta ainda ressaltou a importância dos novos agentes aprenderem com a experiência dos guardas mais antigos. “Ser guarda municipal é um grande compromisso. É aprendendo com os outros que construímos melhores experiências para o futuro”, ressaltou Veras. Os alunos Erick Pereira, Clarita Fernandes e Taiso Motta se destacaram durante o curso de formação e receberam certificado pela obtenção das maiores notas.

Durante a solenidade, os novos agentes fizeram o juramento repetindo as palavras do subcomandante André Simas. O comandante da Guarda Municipal, Ricardo Vianna, comemorou a entrada dos servidores ao efetivo municipal. “Esse é um compromisso do prefeito com a cidade. Com o treinamento que foi dado aos novos guardas municipais, com a aplicação de novas técnicas, vamos proporcionar para a cidade uma melhoria na qualidade do serviço. Nossa função é proteger vidas e garantir direitos. Eles vão reforçar os grupamentos e todas as ações do nosso dia a dia”, ressaltou Vianna.

A formatura como a concretização de um sonho para os agentes

A guarda municipal Franciane Costa, 28 anos, espera contribuir para a cidade servindo bem à população. “Quero servir com honra junto com os meus parceiros de farda. A partir de agora, como Guarda Municipal, vou servir ao município e aos maricaenses da melhor forma possível”, disse Franciane.

Com a farda completa, o GM Breno Franco, de 24 anos, comentou sobre o sentimento na formatura. “Foi uma luta, pois já vinha estudando e fazendo muitos concursos. Agora, vejo isso como a realização de um sonho. Minha expectativa é honrar a farda azul marinho e deixar um legado à instituição, melhorando cada vez mais nossa cidade e lutando para que nossa instituição seja cada vez melhor”, concluiu.

A nova Guarda Municipal, Aline Lessa, 31 anos, destacou o aprendizado e reforçou a preparação que recebeu durante o curso.“A formação contou com muito aprendizado e, agora, é aprender na prática aquilo que aprendemos na teoria. Nos foi ensinado que os dias difíceis determinarão quem somos e que devemos fazer o que é certo , mesmo que ninguém esteja vendo. Vamos reforçar a segurança da população maricaense”, finalizou.