Horta Comunitária do Condado oferece degustação com temperos cultivados

Foram preparados doces em compota, caldo de guandu, bolo de batata doce e alimentos em conserva

sexta-feira, 30 junho 2023

Foto: Marcos Fabrício

A Horta Comunitária do Condado, espaço de cultivo da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) recebeu, nessa sexta-feira (30/06), a visita de funcionários e gestores da prefeitura para uma degustação com temperos cultivados no local. Todas as receitas foram preparadas por pessoas da própria comunidade. Foram oferecidas provas de doces em compota, caldo de guandu, bolo de batata doce e alimentos em conserva.

O coordenador de Conservação, Charles Carvalho, destacou a importância do projeto, na transformação da vida de moradores da região.

“A ideia é fazer com que esse trabalho motive as pessoas a fazerem suas próprias hortas e receitas caseiras. Aqui, criamos um quintal sustentável e ensinamos o processo de compostagem, que dá a possibilidade de a pessoa reduzir em até 30% a quantidade de lixo orgânico que ela produz. E esse resíduo pode ser transformado ainda em adubo”, destacou o coordenador do projeto.

Moradora da região, Deize Araújo, contou que faz parceria com a coordenação da horta, produzindo e comercializando receitas com os alimentos cultivados naquele local.

“Sempre fui dona de casa e o projeto da horta comunitária foi bom para mim de duas formas. Além de tornar minha alimentação mais saudável, comecei a fazer bolos, doces, geleias, requeijão, e produtos em conserva para comercializar e gerar uma renda extra” disse Deize satisfeita.

Horta Comunitária

A horta do Condado conta com plantações de diversos tipos de verduras, legumes e plantas medicinais, como alho-poró, repolho, manjericão, tomate, alface, couve, girassol, entre outros. No espaço, também é feita a compostagem que consiste na separação de folhas e mato dos outros resíduos recolhidos das casas pela equipe de conservação. Após um mês de tratamento, o resíduo está pronto para ser utilizado como adubo na horta. O espaço é frequentado por crianças de escolas municipais e também pela população que participa da plantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir